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Webinário destaca curso de gestão para escolas públicas de ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na última sexta-feira, 29 de agosto, o segundo webinário voltado à divulgação do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). A ação, coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem o objetivo de formar 40 mil diretores e coordenadores pedagógicos, com a oferta inicial de 9.420 vagas e um investimento total de R$ 20,4 milhões.

Durante o webinário, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt, destacou a proposta curricular do curso, que combina atividades a distância, encontros virtuais e momentos presencias nos polos da UAB. “Esse curso nasceu de um desejo muito claro de oferecer uma formação de qualidade para aqueles que atuam nas escolas, enfrentando os desafios do ensino médio brasileiro. Foi desenvolvido com cuidado, ouvindo as redes, dialogando com universidades e contando com o apoio de especialistas no setor”, ressaltou.

A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Oliveira, enfatizou a importância do curso como apoio à política de educação voltada para os jovens, sublinhando a importância do diálogo com as secretarias de educação. “Acreditamos que a política deve ser implementada em cada território”, declarou.

Antônio Amorim, diretor de Educação a Distância da Capes, acrescentou que o curso foi desenhado com um enfoque inovador, com o material sendo elaborado por pesquisadores de diversas regiões do país, especializados em ensino médio, juventudes e gestão.

O ambiente virtual de aprendizado e as metodologias da educação híbrida foram apresentados, além da disponibilização do curso Mais Ensino Médio para professores dessa etapa. As inscrições estão abertas na página do Mais Ensino Médio no Avamec.

Representantes das secretarias de educação do Acre, Roraima e do Distrito Federal também participaram do webinário, discutindo o engajamento das redes no processo de inscrição. O Instituto Federal Goiano compartilhou a experiência colaborativa na mobilização nos polos de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação de Goiás.

Atualmente, há editais abertos em oito estados: Acre, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Roraima, disponíveis para consulta.

A construção do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio envolveu um extenso processo de escuta junto às redes estaduais de ensino, abrangendo mais de 4.700 escolas. As contribuições de diretores e coordenadores sobre os desafios enfrentados na gestão educacional foram fundamentais para a elaboração dos materiais.

A definição das vagas seguiu um estudo da Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem) do MEC, que analisou a demanda por formação em diferentes territórios, focando na distribuição geográfica das escolas e no perfil dos gestores. Esse levantamento visou garantir uma alocação efetiva e equitativa, priorizando áreas com maior número de escolas e menor índice de especialização da equipe gestora.

O curso tem como finalidade qualificar as equipes de gestão das escolas públicas brasileiras que atendem ao ensino médio, promovendo uma melhoria contínua da qualidade educacional. Oferecido em modalidade de educação a distância, o curso conta com percursos formativos que incluem atividades síncronas, assíncronas e presenciais, desenvolvidas nos polos da Universidade Aberta do Brasil, sendo disponibilizado na plataforma Moodle em 27 instituições públicas de ensino superior.

Este curso está integrado à Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM), instituída pela Lei nº 14.945/2024, que busca tornar a educação mais atrativa e reduzir a evasão escolar. A reestruturação do ensino resulta de uma ampla consulta realizada em 2023, com o intuito de retomar todas as disciplinas obrigatórias e fortalecer o aprendizado dos estudantes, almejando uma formação integral e a diminuição das desigualdades educacionais.
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