sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaFórum permanente dos trabalhadores aquaviários realiza sua segunda reunião no Rio de...

Fórum permanente dos trabalhadores aquaviários realiza sua segunda reunião no Rio de Janeiro

O Ministério de Portos e Aeroportos participou da 2ª reunião do Fórum Permanente dos Trabalhadores Aquaviários, realizada no Rio de Janeiro, na terça-feira (28). Durante o encontro, foram discutidas iniciativas para promover a formação e qualificação dos profissionais do setor, visando preparar os trabalhadores para as mudanças atuais e futuras. A transição energética e medidas de descarbonização foram temas centrais da agenda.

Na abertura do evento, o Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, que também coordena o Fórum, destacou a importância do espaço como um ambiente de escuta e construção coletiva de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor aquaviário. Antunes reafirmou o compromisso do Ministério em fortalecer o transporte aquaviário brasileiro e assegurar uma transição justa em meio às transformações do setor.

Otto Luiz Burlier, diretor de Navegação e Fomento, enfatizou a relevância da troca de ideias em reuniões itinerantes, considerando essencial preparar os trabalhadores para enfrentar as grandes mudanças do setor marítimo. Ele também mencionou a Portaria de Embarcações Sustentáveis do programa BR do Mar, prevista para ser publicada durante a COP30, destacando que o documento será disponibilizado para consulta pública em setembro.

A próxima reunião do Fórum está agendada para o final de novembro, em Belém, Pará. Durante a reunião, a Marinha do Brasil apresentou sua estrutura de formação, enquanto a Petrobras compartilhou seu Programa Autonomia e Renda, que visa capacitar aquaviários. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) destacou um estudo sobre a descarbonização no setor, que ajuda na formulação de políticas públicas sustentáveis.

Lilian de Carvalho Schaefer, vice-presidente do Syndarma, ressaltou a importância das medidas de descarbonização alinhadas com as características da navegação de apoio marítimo, além de reforçar a necessidade de profissionais qualificados. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), apresentou iniciativas para promover uma transição energética justa e enfatizou a importância do financiamento da educação profissional marítima.

Além disso, a Conttmaf abordou o aumento da participação feminina no setor, destacando que em 2025 as mulheres ocuparão 35% das vagas nas turmas do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba). O Brasil atualmente registra 13% de participação feminina no setor, superando a média mundial de 2%.

Em outubro, o Ministério de Portos e Aeroportos realizará o evento Navegue +Brasil, que premiará iniciativas de equidade de gênero no setor marítimo. O Fórum Permanente, criado em março, visa promover o diálogo entre governo e trabalhadores, fortalecendo a formação e valorização da categoria.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments