O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou do 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (8FPMU), realizado de 25 a 29 de agosto na Universidade Federal do Ceará (UFC). Com o tema “Coleções, Museus Universitários e Sociedade: elos entre ciência, cultura e comunidade”, o evento proporcionou um espaço para discutir a interação dos museus universitários com a sociedade, incluindo movimentos sociais e instituições de ensino e pesquisa.
A mesa de abertura contou com a presença de Lúcia Pellanda, coordenadora-geral de Relações Estudantis da Sesu, e Damiane dos Santos, coordenadora da Comissão Permanente e Multidisciplinar sobre Museus Federais no MEC. Pellanda também participou do painel “Gestão e Financiamento de Coleções e Museus Universitários – desafios e perspectivas”, que analisou modelos de gestão e financiamento de coleções, abordando desafios estruturais, normativos e orçamentários, além de sugerir possíveis caminhos para a sustentabilidade e fortalecimento dessas instituições.
“Os museus universitários são cultura, ensino, pesquisa, extensão, inovação e comunicação. Em muitos lugares, as universidades são os únicos equipamentos culturais das cidades. Como diz nosso slogan do fórum, são elos entre ciência, cultura e comunidade, representando um patrimônio tangível e intangível do povo brasileiro e fundamentais para nossa soberania”, destacou Pellanda.
O encontro reuniu cerca de 500 profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de diferentes modalidades de coleções e museus universitários do Brasil, discutindo temas como preservação, inovação e o papel social dessas instituições. Nos cinco dias do fórum, foram realizadas conferências, apresentações, sessões de pôsteres, painéis de debate e visitas técnicas, além de uma homenagem especial a profissionais que contribuíram para o campo dos museus.
A Comissão Permanente e Multidisciplinar sobre museus federais do MEC conduziu uma reunião temática no dia 26 de agosto, sob a coordenação de Damiane dos Santos, Ana Luiza Carvalho e Noris Leal. O objetivo da Comissão é subsidiar a elaboração de ações e estratégias para fortalecer os museus e aprimorar a comunicação entre gestores e profissionais da área.
No dia 28 de agosto, o MEC participou da mesa “A gestão de museus federais nas universidades e institutos federais” durante a reunião do Colégio de Pró-Reitores(as) de Extensão (Coex) da Andifes. O encontro, que incluiu gestores de extensão e representantes do governo, visou reforçar a extensão universitária como uma ferramenta de transformação social. A Sesu apresentou as ações em andamento para a institucionalização e fortalecimento dos museus federais, focando no planejamento de políticas educacionais. O seminário também abordou o Acórdão 1243/2019 do TCU, que trata da segurança do patrimônio em museus federais e destaca a importância da gestão patrimonial e orçamentária. A mesa discutiu boas práticas, buscando fortalecer a governança e a sustentabilidade dos museus universitários.
Para mais notícias, acesse o TecMania.