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Leilão do túnel Santos-Guarujá, maior projeto do Novo PAC, gera investimentos de R$ 6,8 bilhões

O túnel Santos-Guarujá, a maior obra de infraestrutura do Novo PAC, gerou R$ 6,8 bilhões em investimentos durante leilão realizado nesta sexta-feira, 5 de agosto, na B3, em São Paulo. A empresa portuguesa Mota-Engil venceu a disputa pelo direito de construir e operar o primeiro túnel imerso da América Latina, apresentando a melhor proposta em relação à contrapartida do governo.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância da obra para o porto e para a população da Baixada Santista. “Estamos viabilizando a execução dessa obra importantíssima em parceria público-privada para construir e operar por 30 anos um túnel que atenderá pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de veículos de passeio, ônibus e caminhões, reduzindo custos e fortalecendo a nossa economia”, afirmou Alckmin.

A Mota-Engil, que superou a concorrente espanhola Acciona, conta com a participação de 32,4% da empresa chinesa CCCC (China Communications Construction Company), a qual possui vasta experiência em obras imersas, como o túnel Taihu, o maior da China, com 10,8 km de extensão. O leilão foi concluído com a abertura das propostas apresentadas no início da semana.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também enfatizou a relevância do projeto, afirmando que “é o fim de uma espera de 100 anos. É um projeto grandioso, que além de conectar Santos a Guarujá, irá gerar emprego e renda, melhorando a logística do Porto de Santos e a mobilidade da região.”

Com uma extensão de 1,5 km, sendo 870 metros imersos, o túnel é uma proposta inovadora para a engenharia brasileira. “Finalmente, a população de São Paulo verá uma obra, imaginada há 100 anos, ser realizada. Daqui a alguns anos, vamos celebrar a inauguração dessa obra que beneficiará a todos”, declarou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ainda em 2023, o Ministério de Portos e Aeroportos planeja realizar outros leilões que totalizarão aproximadamente R$ 20 bilhões em investimentos. Entre os projetos estão o terminal de contêineres Tecon Santos 10 e o canal de acesso ao porto. O ministro Costa Filho destacou que o sucesso do leilão demonstra a confiança dos investidores no Brasil, que se posiciona como uma relevante janela de oportunidades, respaldada pela segurança jurídica e uma robusta carteira de projetos.

O projeto do túnel representa também o fortalecimento do pacto federativo, fruto do Novo PAC, com cada governador priorizando suas obras. Neste contexto, Alckmin, Costa Filho e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, firmaram o acordo na B3. Tarcísio ressaltou a importância da participação das empresas que contribuíram para o desenvolvimento de um projeto ajustado e viável.

O túnel Santos-Guarujá promete revolucionar a mobilidade na Baixada Santista, reduzindo a travessia entre as duas cidades para apenas dois minutos, comparado aos 18 minutos de balsa, somando filas e atrasos, ou uma hora de estrada para percorrer os 40 quilômetros.

Desde os anos 1920, a população da Baixada Santista aguardava a concretização dessa ligação. Com o porto se consolidando como um dos motores do desenvolvimento nacional, a travessia por balsa se mostrou insuficiente, dando origem à ideia de uma ligação seca entre Santos e Guarujá, um desejo que persistiu por décadas.

O túnel, com suas seis faixas de tráfego, incluindo ciclovias e espaço reservado para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), eliminará filas de balsas e a dependência de deslocamentos longos, proporcionando um cotidiano mais simples para os que transitam entre as cidades. Além de transformar a mobilidade urbana, o túnel deverá estimular a economia local e melhorar a qualidade de vida das mais de 720 mil pessoas que habitam Santos e Guarujá.

Outra grande obra de infraestrutura está em andamento na cidade do Guarujá: o Aeroporto Civil Metropolitano. Com previsão de conclusão para o início de 2026, junto com o túnel, essa iniciativa representará uma nova era de mobilidade na Baixada Santista.
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