Nesta segunda-feira, 8 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto presidencial que nomeia 14 novos adidos agrícolas, substituindo os atuais representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nas missões diplomáticas brasileiras no exterior.
Os novos adidos são: Rodrigo de Almeida para a embaixada do Brasil em Pretória, África do Sul; Caio Simão para Riade, Arábia Saudita; Juçara Duarte para Buenos Aires, Argentina; Eduardo Magalhães para Camberra, Austrália; Alessandro Cruvinel para Ottawa, Canadá; Tiago Oliveira para Seul, República da Coreia; Barbara Cordeiro para as organizações internacionais econômicas em Paris, França; Roberto Razera para Nova Delhi, Índia; Carlos Turchetto para Jacarta, Indonésia; André Okubo para Tóquio, Japão; Luna Alves para Cidade do México, Estados Unidos Mexicanos; Andréa Figueiredo para a Organização Mundial do Comércio em Genebra, Suíça; Lucas Moraes para Bangkok, Tailândia; e Mirela Eidt para Hanói, Vietnã.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância da nomeação: “O presidente Lula nos confiou a missão estratégica de ampliar o portfólio de exportações do Brasil. Aqui no Mapa trabalhamos incessantemente para fortalecer e estabelecer novas parcerias diplomáticas e comerciais que abram mercados para os nossos produtos. A nomeação dos novos adidos fortalecerá esse trabalho e gerará novas oportunidades.”
A função dos adidos agrícolas é fundamental para reforçar as relações comerciais internacionais do Brasil, promovendo o acesso a novos mercados para os produtos da agropecuária nacional. O mandato desses representantes é de quatro anos, contados a partir da data de apresentação em suas respectivas representações diplomáticas.
Atualmente, o Brasil possui adidos agrícolas em 38 representações no exterior, abrangendo países como África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Marrocos, México, Suíça, Peru, Reino Unido, Rússia, Singapura, Tailândia, Bélgica e Vietnã.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.