Entre os dias 4 e 5 de setembro, o Ministério da Cultura (MinC) participou da primeira edição de 2025 da Caravana Federativa, realizada em Natal (RN). A iniciativa do Governo Federal visa estreitar laços entre a União, estados e municípios por meio de atendimentos técnicos e atividades de pactuação.
No Centro de Convenções da cidade, o MinC, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ofereceu atendimento a 101 gestores públicos de cultura, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a execução da Política Nacional Aldir Blanc e receber orientações sobre como implementar os componentes do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em suas localidades.
Além dos atendimentos individuais, uma oficina intitulada “Cultura nos Municípios: os bilhões da Política Nacional Aldir Blanc e a participação social; o Sistema Nacional de Cultura fortalecido” reuniu 81 participantes para discutir a relevância da participação social na formulação das políticas culturais.
O programa Territórios da Cultura também foi abordado pelos representantes do MinC, que esclareceram questões sobre os projetos CEU da Cultura, MovCEU e CEU das Artes — uma série de iniciativas do Ministério voltadas à ampliação e descentralização da oferta de espaços culturais.
“Foi um extraordinário evento. Além de muitos encontros com gestores e produtores de cultura, contamos também com a presença do MovCeu da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, que foi um dos principais atrativos, atraindo mais de 30 prefeitos potiguares,” destacou Fábio Lima, coordenador do Escritório Estadual do MinC no Rio Grande do Norte.
A equipe do Escritório Estadual e do Comitê de Cultura, assim como a coordenadora-geral de projetos, Izabel Torres, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do MinC, Amauri Teixeira, estavam presentes. “Consideramos a oficina do Ministério da Cultura como muito positiva e participativa, sendo uma das maiores do evento,” avaliou Teixeira.
Paralelamente, dirigentes do MinC realizaram encontros institucionais com a secretária de Cultura do estado, Mary Land Brito, para discutir a criação do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, em um esforço de pactuação federativa voltado à consolidação de instâncias de participação e governança cultural.
“A Caravana Federativa é uma excelente oportunidade para fomentar o diálogo, tanto com os governos estaduais e municipais quanto com setores da sociedade. Em Natal, conseguimos realizar uma reunião bilateral com a equipe responsável pelo Sistema Estadual de Cultura, enfatizando a importância dessa colaboração,” afirmou Junior Afro, diretor do Sistema Nacional de Cultura no MinC.
A Caravana Federativa em Natal reuniu mais de 2,8 mil gestores municipais, parlamentares e representantes de movimentos sociais, promovendo atendimentos, oficinas e fóruns temáticos com o intuito de destravar convênios, ampliar o acesso a programas e fortalecer a cooperação entre os entes federados.
Para o Ministério da Cultura, a participação no evento ressaltou a importância da escuta ativa e do apoio técnico como ferramentas essenciais para garantir uma distribuição qualificada dos recursos federais, impulsionando a cultura como um direito e uma política pública fundamental.
Para mais notícias, acesse o TecMania.