terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaSecretaria de Vigilância em Saúde realiza webinário sobre monitoramento de agrotóxicos na...

Secretaria de Vigilância em Saúde realiza webinário sobre monitoramento de agrotóxicos na água potável

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) promoveu na última sexta-feira (5) um webinário intitulado “Monitoramento de Agrotóxicos em Água para Consumo Humano: como elaborar um plano de amostragem e ações a serem desenvolvidas diante dos resultados das análises”. O evento teve como objetivo orientar profissionais envolvidos na vigilância da qualidade da água potável em todo o Brasil, reforçando as iniciativas de proteção à saúde pública contra a contaminação por agrotóxicos. Mais de 500 participantes se engajaram na formação.

Voltado para técnicos e profissionais de estados, municípios e do Distrito Federal, o webinário integrou as ações do programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O monitoramento da presença de resíduos de agrotóxicos foi discutido como etapa crucial para avaliar potenciais rotas de exposição humana, com especialistas destacando que, a partir dessa análise, é possível reduzir riscos e garantir a segurança sanitária da água fornecida à população.

Durante a abertura do evento, a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde Ambiental, Eliane Ignotti, enfatizou a importância de que as ações sejam focadas na proteção da saúde e devidamente registradas nos sistemas disponíveis. “É um desafio monitorar agrotóxicos em água para consumo humano em todo o território nacional. Precisamos considerar as diferenças nos territórios e nas capacidades técnicas dos municípios”, afirmou.

A programação contou com palestras de três consultores técnicos do Vigiagua: Ágata Dias, que discutiu a elaboração do Plano de Monitoramento de Agrotóxicos na Água; Fernanda Queiroz, que abordou a interpretação dos resultados das análises e a atuação da vigilância; e Bruno Ramos, que apresentou o Painel Vigiagua, uma ferramenta de apoio à gestão e análise de dados. Também foi disponibilizado o link para a publicação “Diretrizes para o monitoramento de agrotóxicos em água para consumo humano”.

A organização do evento espera que as informações compartilhadas no webinário ajudem os profissionais a elaborar planos de amostragem representativos, fundamentados em critérios de risco, além de interpretar corretamente os resultados das análises laboratoriais e implementar as ações necessárias. A expectativa é que as equipes de vigilância adotem medidas eficazes para atenuar os impactos dos agrotóxicos na saúde da população, seguindo as diretrizes técnicas e a normativa nacional de qualidade da água para consumo humano.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments