Com Investimentos de R$ 6 Bi, Projeto do Túnel de Santos é Enviado para Análise do Tribunal de Contas da União
O Brasil se aproxima de um marco importante em sua infraestrutura de transporte. Na última segunda-feira, 30 de dezembro de 2024, o ministro Silvio Costa Filho, responsável pela pasta de Portos e Aeroportos, enviou o projeto do Túnel Santos-Guarujá para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Com um investimento estimado em mais de R$ 6 bilhões, o projeto é considerado um dos maiores do Novo PAC e promete transformar a mobilidade urbana e o escoamento de cargas no Porto de Santos.
As obras do túnel, que beneficia mais de 2 milhões de pessoas, têm uma previsão de início para o ano de 2025 e são resultado de uma colaboração entre o governo federal e o governo do estado de São Paulo. Estima-se que os investimentos sejam divididos igualmente: 50% provenientes do governo federal e 50% do governo paulista. O túnel não apenas visa melhorar a mobilidade na região da Baixada Santista, mas também facilitará o escoamento da produção do Porto de Santos, que atualmente é responsável por 30% da corrente de importação e exportação do Brasil.
De acordo com o ministro, a construção do túnel é uma resposta a uma demanda aguardada por mais de um século. "Essa obra é fundamental para ajudar na mobilidade urbana e a qualidade de vida da Baixada Santista", afirmou o ministro. Ele também destacou que o projeto contribuirá para a segregação do tráfego portuário do urbano, facilitando o trânsito na região.
O túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo imerso na América Latina, com uma extensão de aproximadamente 870 metros e profundidade de 21 metros. O projeto incluirá vias dedicadas a veículos, transporte público, ciclistas e pedestres, além de um espaço para a futura implementação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Além do túnel, o governo planeja a concessão do Canal do Porto de Santos, o que inclui melhorias no calado do porto. O calado, que atualmente é de 15 metros, será ampliado para 16 metros em 2025, e a concessão permitirá que chegue a 17 metros no curto prazo, aumentando a competitividade do Porto.
O Túnel Santos-Guarujá representa uma parte crucial do planejamento estratégico do governo para fortalecer a infraestrutura do estado de São Paulo e, por extensão, do país, alinhando-se com as diretrizes de descarbonização e melhoria da mobilidade urbana.
Perguntas Frequentes (FAQ)
1. Qual é o objetivo do Túnel Santos-Guarujá?
O túnel visa melhorar a mobilidade urbana na Baixada Santista e facilitar o escoamento de cargas do Porto de Santos, beneficiando mais de 2 milhões de habitantes.
2. Qual será o custo total do projeto?
O projeto do túnel está orçado em mais de R$ 6 bilhões, com financiamento dividido igualmente entre o governo federal e o governo do Estado de São Paulo.
3. Quando está previsto o início das obras?
As obras do túnel estão previstas para começar em 2025.
4. O que torna este túnel especial na América Latina?
O Túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso na América Latina, com uma extensão de aproximadamente 870 metros e profundidade de 21 metros.
5. Como será a estrutura do túnel?
O túnel incluirá várias faixas para veículos, espaço para transporte público, uma área para ciclistas e pedestres, e contará com adaptações para o futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).