quarta-feira, setembro 10, 2025
No menu items!
HomeSegurançaLula destaca a importância de retomar a força da lei através da...

Lula destaca a importância de retomar a força da lei através da presença do Estado durante a inauguração do CCPI Amazônia

Na terça-feira, 9 de setembro, em Manaus (AM), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). Durante seu discurso, Lula enfatizou a importância da iniciativa: “O crime ocupa os lugares que o Estado não preenche. Nossa missão é restituir a força da lei pela presença estatal”.

Com um investimento de R$ 36,7 milhões proveniente do Fundo Amazônia, a nova estrutura visa promover a colaboração entre os nove países amazônicos e os estados brasileiros da Amazônia Legal no combate a crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e pessoas. O CCPI, localizado em Manaus, integrará a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as forças policiais dos estados.

O apoio do Fundo Amazônia também contempla o programa Ouro Alvo, projetado para aumentar a capacidade de rastreamento da origem do ouro e combater grilagem, lavagem de dinheiro e outros crimes associados ao desmatamento. Lula destacou a magnitude da Amazônia, ressaltando a necessidade de um esforço conjunto para enfrentar os desafios da região.

O presidente também mencionou que o combate ao crime organizado depende da ampliação da presença da Polícia Federal além das fronteiras nacionais, citando a globalização como um fator que tem facilitado a articulação de grupos criminosos. Para isso, foram criados 34 postos da Polícia Federal em países dos cinco continentes, fortalecendo a presença do Brasil na América do Sul.

A cerimônia contou com a presença de autoridades internacionais, como o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e a vice-presidenta do Equador, María José Pinto, além de membros do governo brasileiro.

O CCPI Amazônia representa um marco na segurança da região, sendo o primeiro sistema estruturado de segurança com tecnologia avançada e a integração de profissionais de diversas agências de diferentes países. Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, destacou a importância da integração internacional no combate à criminalidade, ressaltando um projeto de emenda constitucional enviado ao Parlamento para facilitar essa colaboração no Brasil.

O CCPI Amazônia é parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), que recebeu R$ 318,5 milhões para fortalecer a capacidade de inteligência e repressão a crimes que ameaçam a floresta. Além do centro de cooperação, os recursos financiarão a aquisição de helicópteros, lanchas, viaturas e drones.

Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, ressaltou a prioridade do Brasil em enfrentar o crime organizado e proteger a natureza. O CCPI também será o primeiro edifício sustentável da Polícia Federal, com neutralização de emissões de carbono em parceria com a iniciativa privada.

Por vídeo, Valdecy Urquiza, secretário-Geral da Interpol, enfatizou a importância do CCPI, ressaltando que a cooperação internacional é ação concreta no combate ao crime organizado. A Interpol, com 196 países-membros, oferece suporte técnico e operacional às polícias dos países associados.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, reforçou que a integração é fundamental para a eficácia do CCPI Amazônia. Já María José Pinto, vice-presidenta do Equador, destacou que cuidar da Amazônia vai além da proteção do meio ambiente, abrangendo também a proteção de crianças e jovens da região.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments