quarta-feira, setembro 10, 2025
No menu items!
HomeSegurançaO MIDR promoveu o 2º Encontro do Comitê de Ouvidorias em Brasília

O MIDR promoveu o 2º Encontro do Comitê de Ouvidorias em Brasília

Brasília (DF) — As ouvidorias estão se firmando como instrumentos essenciais para a melhoria da gestão pública. Com o intuito de ampliar essa relevância, o Comitê de Ouvidorias do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e entidades associadas iniciaram nesta terça-feira (9) o 2º Encontro. O evento tem como foco promover a troca de conhecimentos e boas práticas, além de aprimorar tecnicamente as atividades junto à Ouvidoria Geral da União.

Durante a abertura, os ouvidores apresentaram suas competências, iniciativas em andamento e os resultados obtidos por cada órgão. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se a melhoria no tratamento de denúncias, o serviço de atendimento ao usuário, campanhas de sensibilização, capacitação, proteção de dados e a resolução pacífica de conflitos.

O secretário-executivo do MIDR, Valder Ribeiro, ressaltou a importância estratégica dessa instância para fomentar a transparência e o diálogo, assim como a qualidade dos serviços prestados. "Considero a atuação das ouvidorias extremamente estratégica. Uma ouvidoria sem diálogo com as autoridades do seu órgão apresenta problemas. Elas precisam ter suas portas abertas, pois são responsáveis por ouvir o cidadão, que é o destinatário de nossa política pública", destacou.

Paula El-jaick, Ouvidora do MIDR e coordenadora do Encontro, explicou que a ouvidoria funciona como um canal institucional para receber, examinar e encaminhar manifestações de cidadãos e servidores. "A ouvidoria é o canal de contato com a sociedade e garante o direito do usuário de serviço público na instituição, além de desempenhar um papel fundamental no atendimento ao público interno. Somos responsáveis por denúncias e guardiões da identidade do denunciante, garantindo sua proteção", afirmou.

A abertura do evento contou com a participação de representantes das ouvidorias das seis entidades vinculadas ao ministério: ANA, Codevasf, DNOCS, Sudam, Sudeco e Sudene, além da Controladoria Geral da União (CGU). Durante a quarta e quinta-feira, das 9h às 17h30, o encontro oferecerá uma série de palestras técnicas com ouvidorias de diferentes órgãos públicos no Edifício Celso Furtado (906 Norte) — Sala Bahia.

Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments