Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) celebrou dois protocolos de colaboração com os ministérios da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública, com o intuito de aprimorar as respostas a desastres pela Defesa Civil Nacional. Os documentos foram divulgados nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União.
Esses protocolos visam facilitar a atuação do MIDR em situações de desastre. O acordo com o Ministério da Defesa permitirá ao MIDR solicitar recursos do MD, incluindo tropas, aeronaves, embarcações e caminhões, para auxiliar em operações de busca e salvamento, além do combate a incêndios, conforme destacou Rafael Felix, coordenador-geral de gerenciamento de desastres da Defesa Civil Nacional.
Após a ativação desses recursos, os custos das operações serão cobertos pela Defesa Civil Nacional, o que amplificará a capacidade de resposta da entidade, mesmo na ausência de meios próprios.
O entendimento firmado com o Ministério da Justiça também será crucial, permitindo ao MIDR mobilizar equipes de bombeiros dos estados afetados e aeronaves do corpo de bombeiros e das polícias militares, fortalecendo ainda mais a resposta a eventos adversos.
Outras Notícias:
Obras hídricas fortalecem a resiliência do semiárido diante da emergência climática.
MIDR reconhece situação de emergência em 12 cidades afetadas por desastres.
Monitoramento diário fortalece prevenção e resposta a desastres no país.
Para mais notícias, acesse o TecMania.