Transformação Digital na Educação: Assinatura GOV.BR Facilita Declaração de Transferência em Minas Gerais
Desde o início desta semana, a Assinatura GOV.BR já pode ser utilizada na Declaração de Transferência, inserindo-se no piloto do Sistema de Documentos Digitais (eDoc) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Com essa iniciativa, cerca de 17 mil alunos do estado poderão desfrutar de um processo mais simplificado e seguro ao solicitar documentos escolares.
A partir do dia 13 de janeiro, a funcionalidade de assinatura digital da Declaração de Transferência está disponível para os estudantes que optaram por cancelar a renovação automática da matrícula. Essa mudança busca não só modernizar os trâmites escolares, mas também proporcionar mais agilidade no atendimento aos alunos e suas famílias.
Para o gestor escolar Manoel Rodrigues, a nova ferramenta é um grande avanço. “Uma assinatura como essa é contra todo tipo de fraude e falsificações. Isso nos traz organização, segurança e modernidade”, afirma. Rodrigues, que administra a Escola Estadual Alberto Giovannini, em Coronel Fabriciano, destaca que antes da implementação do sistema, os alunos precisavam ir até a escola pessoalmente para solicitar documentos, o que gerava atrasos, principalmente em períodos de férias ou recesso.
Agora, com a Assinatura GOV.BR, todos os estudantes ou seus responsáveis poderão acessar a Declaração de Transferência de forma digital, com o documento sendo enviado diretamente para os e-mails cadastrados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Para aqueles que não possuem e-mail cadastrado, a escola garantirá o envio do documento por outros meios.
O assessor de Inovação da SEE/MG, Magno Peluso Torquette, comenta que o plano é expandir a aplicação do sistema eDoc para outros documentos, beneficiando até 1,5 milhão de alunos da rede estadual e outros profissionais da educação após a conclusão deste piloto.
A adesão à Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) é um passo fundamental para que outros entes federativos possam também aproveitar as vantagens dessa assinatura digital, incluindo diversas soluções que aumentam a eficiência e a segurança dos serviços públicos oferecidos à população.
Perguntas Frequentes
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O que é a Assinatura GOV.BR?
- A Assinatura GOV.BR é uma ferramenta digital que permite a validação e assinatura de documentos de forma eletrônica, garantindo segurança e agilidade nos trâmites administrativos.
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Quais alunos podem utilizar a Declaração de Transferência com a Assinatura GOV.BR?
- Estudantes que cancelaram a renovação automática de matrícula são os que podem utilizar a nova funcionalidade de assinatura digital para a Declaração de Transferência.
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Como funciona o processo de solicitação da Declaração de Transferência?
- Agora, os alunos ou responsáveis podem acessar a Declaração de Transferência digitalmente, e o documento assinado pelo diretor é enviado automaticamente para o e-mail cadastrado no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).
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E os alunos que não possuem e-mail cadastrado, como recebem o documento?
- Para aqueles que não têm e-mail, a escola fará o download do documento e enviará por outros meios.
- A implementação desse sistema se limita apenas à Declaração de Transferência?
- Não, há planos para incluir outros documentos acadêmicos no sistema eDoc após a conclusão do piloto, beneficiando um número ainda maior de alunos da rede estadual.