O mercado global de smartphones dobráveis não está crescendo com a mesma rapidez de antes, mas continua em evolução, com a Huawei se estabelecendo firmemente na segunda posição, logo atrás da Samsung.
Segundo o último relatório da TrendForce, as remessas globais de telefones dobráveis devem atingir 19,8 milhões de unidades em 2025, um número semelhante ao de 2024, mantendo uma taxa de penetração de cerca de 1,6% do total do mercado de smartphones.
Embora o crescimento esteja desacelerando, os dispositivos dobráveis estão ganhando popularidade especialmente no segmento de médio a alto padrão, impulsionados por melhorias no hardware e queda nos preços.
Atualmente, a Samsung lidera o mercado de dobráveis, mas a TrendForce prevê que sua participação diminuirá de 45,2% em 2024 para 35,4% em 2025.
### Huawei se Aproximando
A Huawei, que tem concentrado esforços no mercado chinês, deve segurar a segunda posição global com uma participação de 34,3%, apenas um ponto percentual atrás da Samsung. A empresa tem reconstruído de forma consistente seu negócio de smartphones, incluindo os dobráveis, apesar das sanções e da falta de suporte do Google.
Outras marcas chinesas também estão ganhando espaço. A Honor e a Lenovo (Motorola) apresentam forte crescimento, com a participação de mercado da Honor projetada para subir de 6,0% em 2024 para 9,1% em 2025. A Lenovo também pode crescer de 5,5% para 7,6%, impulsionada pelo ressurgimento de interesse na linha Razr.
A Xiaomi está ampliando sua presença no setor de dobráveis com o MIX Flip, aumentando sua participação de 3,0% para 5,1%. Enquanto isso, Oppo, vivo e outras marcas devem somar uma participação combinada de 8,5% do mercado.
A TrendForce espera que a categoria de dobráveis permaneça relativamente estável este ano, mas que cresça em 2026, especialmente com a perspectiva de um lançamento de um iPhone dobrável pela Apple no próximo ano. O relatório sugere que a Apple pode lançar seu primeiro iPhone dobrável na segunda metade de 2026, com uma tela externa de 5,5 polegadas e uma tela interna de 7,8 polegadas.
No momento, o mercado está se consolidando em torno de alguns players-chave, com a Huawei deixando claro que está aqui para ficar.
Fonte: GizMochina