A AMD está em negociações com o governo de Taiwan para criar dois centros de P&D — o investimento da fabricante de chips chega a US$ 270 milhões

A AMD (Advanced Micro Devices) está em negociações com o governo de Taiwan para estabelecer dois novos centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na ilha, como parte de um amplo plano de Taiwan para se tornar uma “ilha de IA” e atrair investimentos significativos, totalizando aproximadamente NT$ 15 bilhões ($469,26 milhões). Ao contrário da Nvidia, que também está desenvolvendo um centro de P&D em Taipei, a AMD prefere se afastar das regiões mais centralizadas de Taiwan, como Nangang, devido às preocupações com a restrição do fornecimento de energia no país.

Num encontro recente, uma delegação da AMD, liderada pelo vice-presidente sênior e nativo de Taiwan David Wang, discutiu a proposta com autoridades municipais de Tainan e Kaohsiung, bem como com Kuo Chih-hui, o Ministro de Assuntos Econômicos de Taiwan. A AMD pretende construir um centro em Tainan, colaborando com a Shalun Smart Green Energy Science City e a National Cheng Kung University. Em Kaohsiung, o segundo centro será instalado na Asia New Bay Area, em parceria com duas universidades locais.

Conforme fontes ligadas às conversas, a AMD planeja investir aproximadamente NT$ 8,64 bilhões ($270 milhões) neste projeto e já conta com a promessa de NT$ 3,31 bilhões ($103,24 milhões) em apoio da Global Innovation Partnership Initiative do Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan, que promove a colaboração para pesquisa e desenvolvimento entre empresas globais e taiwanesas. Os centros de P&D recém-criados devem empregar cerca de 400 pessoas, sendo 200 delas vindas de fora de Taiwan, e focarão em tópicos como inteligência artificial, fotônica de silício (SiPh), e integração heterogênea. A AMD espera ainda colaborar com 33 empresas taiwanesas.

Para mais informações sobre os últimos desenvolvimentos no mundo da tecnologia, continue acompanhando o TecMania.

Sobre Alan 10446 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.