A Anthropic anunciou nesta segunda-feira novas limitações semanais de uso para seus assinantes pagos. A empresa de inteligência artificial destacou que a decisão de implementar um teto para o uso do chatbot foi motivada por abusos por parte de alguns usuários do Claude Code. De acordo com a companhia, alguns usuários estavam utilizando a ferramenta de codificação 24 horas por dia, sete dias por semana, o que resultou em um consumo extremamente elevado de poder computacional. A Anthropic informou que as novas limitações serão aplicadas a partir do final de agosto e afetarão menos de 5% do total de assinantes.
Em uma postagem na plataforma X (antiga Twitter), a empresa de IA revelou que, a partir de 28 de agosto, irá impor novas limitações de uso semanal para seus assinantes pagos, incluindo os planos Claude Pro e Claude Max. A Anthropic garante que 95% da base de assinantes não será impactada por essa nova restrição.
Segundo um relatório do TechCrunch, duas novas limitações de uso serão aplicáveis. A primeira é uma limitação geral que considera todas as funcionalidades do chatbot. A segunda limitação será aplicada ao Claude Opus 4, o modelo de IA mais potente da empresa. “Também iremos apoiar usuários do plano Max que optarem por comprar uso adicional a taxas padrão de API”, afirmou a Anthropic em outra postagem.
Justificando essa medida, a empresa de IA explicou que alguns usuários estavam abusando do limite de uso da funcionalidade de codificação, consumindo poder de processamento excessivo. “Por exemplo, um usuário consumiu dezenas de milhares em uso do modelo com um plano de $200”, acrescentou. A companhia também constatou que alguns usuários estavam violando as políticas de uso ao revender e compartilhar contas.
De acordo com o relatório, após a implementação das limitações semanais, os usuários do plano Pro provavelmente terão entre 40 a 80 horas de uso do Sonnet 4 ao utilizar o Claude Code. Aqueles com a assinatura de $100 (aproximadamente R$ 8.700) do plano Max devem receber entre 140 e 280 horas de Sonnet 4, além de 15 a 35 horas de uso do Opus 4. Finalmente, os assinantes do plano Max de $200 (aproximadamente R$ 17.400) devem usufruir de 240 a 480 horas de Sonnet 4 e 24 a 40 horas de Opus 4. Esses números podem variar de acordo com o tamanho da base de código e outros fatores.