A empresa suíça Proton, especializada em soluções de segurança, anunciou o lançamento do Proton Authenticator, um aplicativo que pode preencher a lacuna deixada pelo Microsoft Authenticator, que será descontinuado amanhã. O Proton Authenticator é um aplicativo de autenticação que utiliza criptografia de ponta a ponta e pode operar sem a necessidade de conexão à internet.
Com suporte para Android, iOS, Windows, macOS e Linux, o aplicativo já está disponível e oferece a funcionalidade de sincronização, facilitando o preenchimento dos códigos de autenticação de dois fatores. Além disso, o Proton Authenticator permite a importação de códigos, backup automático (local ou na nuvem) e funciona sem anúncios ou a necessidade de uma conta Proton, pois é totalmente de código aberto.
Eamonn Maguire, chefe de segurança de contas da Proton, destacou a relevância de um aplicativo com tais características: “Acreditamos que uma segurança forte nunca deve custar sua conveniência ou privacidade. Desenvolvemos o Proton Authenticator para garantir aos usuários que seus códigos 2FA estarão disponíveis onde precisarem, sem dependência do Google ou da Microsoft. Colocamos os usuários no controle de seus dados e do acesso às suas contas online.”
A autenticação de dois fatores é amplamente recomendada como uma camada adicional de segurança, protegendo as contas de acesso não autorizado, mesmo que as senhas sejam comprometidas.