terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaAncine e MinC exibem filme brasileiro com recursos de acessibilidade para estudantes...

Ancine e MinC exibem filme brasileiro com recursos de acessibilidade para estudantes da rede pública do DF

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Ministério da Cultura (MinC) promoveram, nesta quinta-feira (4), duas sessões acessíveis de filmes para aproximadamente 120 alunos com deficiência visual e auditiva da rede pública do Distrito Federal. As exibições do filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” ocorreram em um complexo de cinemas no Guará, com apoio da Paris Filmes e da Rede Cinesystem Cinemas.

A ação faz parte do projeto “Cinema Brasileiro de Todos para Todos” e encerrou a Semana do Cinema, realizada de 28 de agosto a 3 de setembro, evento que neste ano registrou recorde de público, ampliando o acesso às salas de cinema em todo o país.

Alex Braga, diretor-presidente da Ancine, destacou a importância da inclusão no cinema brasileiro. “Hoje celebramos mais um passo para incluir as pessoas com deficiência nas políticas públicas”, afirmou, revelando que, desde 1º de janeiro de 2023, as salas de cinema no Brasil já contam com soluções de acessibilidade, como aplicativos e recursos integrados às obras.

Braga também informou que eventos semelhantes foram realizados no Rio de Janeiro, permitindo que estudantes com deficiência tivessem suas primeiras experiências em salas de cinema. “Agora ampliamos isso, priorizando coletividade e autonomia”, disse, mencionando a intenção de levar o projeto a outras cidades.

Durante as sessões, alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais e da Escola Integral Bilíngue Libras-Português, ambos em Brasília, além do Centro de Ensino Fundamental 07 de Ceilândia, puderam desfrutar de acessibilidade com tradução em Libras e audiodescrição. Os estudantes foram instruídos a explorar aplicativos acessíveis em seus celulares.

Sophia Stephane Melo Guimarães, de 13 anos, estudante da Escola Integral Bilíngue, comentou sobre a experiência: “Foi a primeira vez que assisti a uma sessão assim. Na escola, tive um intérprete ao lado, mas no cinema percebi detalhes e entendi a mensagem claramente”.

Após as exibições, os alunos puderam fornecer feedback por meio de um questionário via QR Code, que será enviado à Ancine com sugestões e críticas visando aprimorar os recursos de acessibilidade.

A secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, ressaltou a importância das sessões para a inclusão de pessoas com deficiência na esfera cultural. “Esse é o início de uma transformação para que tenhamos essas pessoas ativamente participando dos espaços culturais”, afirmou.

Vera Lúcia Ribeiro de Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral do DF, destacou a oportunidade que o projeto oferece para promover a inclusão e visibilidade da pauta de acessibilidade. “É fundamental estruturar a sociedade para que as pessoas com deficiência possam ocupar os espaços culturais com equidade”, finalizou.

O evento contou ainda com a presença de membros da Ancine e da Secretaria de Estado de Educação do DF.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments