A empresa de mídia social de Elon Musk, X, anunciou o retorno da popular plataforma de compartilhamento de vídeos Vine em uma “forma de IA”. O bilionário e empreendedor de tecnologia fez o anúncio na quinta-feira, quase nove anos após o aplicativo ser descontinuado.
Musk compartilhou a novidade em uma postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter, mas não forneceu mais detalhes. A empresa não respondeu de imediato a um pedido da Reuters em busca de mais informações sobre o relançamento.
O CEO da Tesla já havia sugerido a revitalização do Vine várias vezes desde que adquiriu o Twitter em 2022, incluindo enquetes públicas no X sobre o retorno do aplicativo de vídeos curtos, que fez sucesso na década de 2010.
O Twitter lançou o Vine em janeiro de 2013, permitindo que os usuários compartilhassem pequenos trechos de vídeo com duração de seis segundos ou menos, rapidamente conquistando popularidade entre videobloggers e acumulando milhões de seguidores. No final de 2016, o Twitter anunciou a descontinuação do aplicativo.
O formato de vídeo de seis segundos pode ser favorável para conteúdos gerados por IA, já que a maioria das ferramentas atuais de geração de vídeo por IA tende a produzir conteúdo de formato curto, enquanto clipes mais longos normalmente implicam custos maiores.