Apple prepara lançamento do iPhone 18 Pro com inovador armazenamento de 2 TB até 2026

Às vésperas do anúncio da linha iPhone 16, os entusiastas da marca Apple já estão direcionando seus olhares para o futuro, onde a tecnologia avança em ritmo acelerado e os limites parecem cada vez mais longínquos. Relatos recentes apontam que a gigante de Cupertino está se preparando para dar um salto considerável no espaço de armazenamento de seus dispositivos mobile. O iPhone 18 Pro, esperado para o ano de 2026, poderá chegar ao mercado ostentando impressionantes 2 terabytes de espaço interno.

Os Rumores e o Futuro do Armazenamento de Dados no iPhone

Segundo fontes, a Apple investirá na nova geração de memória flash de célula de 4 níveis (QLC), que promete elevar a capacidade de guardar informações sem necessitar de um chip maior. A série iPhone 18, fala-se, será pioneira da Apple neste avanço, abandonando o atual sistema de célula de 3 níveis (TLC) amplamente adotado. A QLC não apenas amplia o limite de armazenamento em 33% como também representa uma opção mais econômica de produção, um atrativo a mais para fabricantes que buscam reduzir custos sem sacrificar o desempenho.

Embora a tecnologia QLC traga a desvantagem de uma menor velocidade de leitura e gravação em relação ao TLC, esse fator parece não ser um empecilho para a Apple, dada a considerável expansão de armazenamento e a redução de custos associada. Companhias chinesas devem ser as pioneiras na adoção da QLC já em 2023, estabelecendo um precedente para a estratégia de armazenamento futuro da Apple.

Ao que tudo indica, os consumidores devem esperar um preço consideravelmente elevado para o modelo iPhone 18 Pro de 2 TB, comparativamente superior ao preço atual dos modelos de 1 TB. A Apple parece decidida a manter sua reputação de oferecer o que há de mais sofisticado no mercado, ainda que isso represente uma barreira financeira para muitos dos seus consumidores.

Essas especulações ainda estão por ser confirmadas oficialmente pela Apple e os entusiastas da marca terão de aguardar para verificar se a expansão de memória tão significativa se concretizará. Enquanto isso, o mundo da tecnologia permanece em constante ebulição e a Apple, ao que tudo indica, não pretende ficar para trás.

Fonte: TrendForce

Para mais novidades e informações sobre as tendências no universo da tecnologia e videogames, acompanhe o TecMania.

Sobre Alan 10104 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.