Brasília (DF), 30 de junho de 2025 – As Forças Armadas iniciaram, nesta segunda-feira (30), a fase de planejamento da Operação Atlas, um exercício militar conjunto que será realizado na região Norte do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Defesa, a operação envolve Marinha, Exército e Aeronáutica em um esforço integrado para melhorar a logística, a mobilização e a prontidão operacional na Amazônia. A cerimônia de abertura ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, com a presença de autoridades militares e civis.
Nos próximos 14 dias, os militares estarão responsáveis pela elaboração de um plano para o deslocamento estratégico de recursos operativos, incluindo meios fluviais, terrestres e aéreos, bem como tropas, provenientes de diversas localidades do Brasil. Além da alocação de recursos humanos e materiais, as atividades incluirão orientações para a operação tática, emprego de forças, embarcações, veículos blindados, helicópteros e a formação da estrutura de comando e controle da missão, além da análise de cenários e simulações de problemas.
O exercício será realizado em três etapas. A primeira, denominada “Planejamento Integrado”, ocorrerá de 30 de junho a 11 de julho, com a participação de aproximadamente 200 militares das áreas de planejamento, inteligência, logística e operações especiais, além de especialistas em defesa cibernética e em Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (NBQR).
O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, destacou a relevância do planejamento estratégico para as ações conjuntas dos militares, em defesa do país e proteção da Amazônia, uma missão constitucional das Forças Armadas. Ele enfatizou que a Operação Atlas representa não apenas um exercício de adestramento, mas uma demonstração da capacidade de adaptação a cenários globais dinâmicos, reafirmando a prontidão e a qualidade de resposta a desafios emergentes.
A abertura do exercício contou com a presença de autoridades como o Chefe de Educação e Cultura, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa; o Chefe de Assuntos Estratégicos, Almirante de Esquadra Paulo César Bittencourt Ferreira; o Chefe de Logística e Mobilização, General de Exército Marcelo Arantes Guedon; e o Chefe de Operações Conjuntas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, entre outros.
A segunda fase da Operação, “Deslocamento Estratégico”, ocorrerá de 27 de setembro a 1º de outubro, quando os recursos operativos e o pessoal se deslocarão para a área do exercício. A etapa final, “Exercício no Terreno”, será de 2 a 11 de outubro, durante a qual as Forças Armadas realizarão operações táticas integradas em ambientes fluviais, terrestres e aéreos.
Para mais notícias, acesse o TecMania.