sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaAs Forças Armadas dão início ao planejamento da Operação Atlas, um exercício...

As Forças Armadas dão início ao planejamento da Operação Atlas, um exercício militar que visa fortalecer a prontidão, a integração e a defesa da Amazônia

Brasília (DF), 30 de junho de 2025 – As Forças Armadas iniciaram, nesta segunda-feira (30), a fase de planejamento da Operação Atlas, um exercício militar conjunto que será realizado na região Norte do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Defesa, a operação envolve Marinha, Exército e Aeronáutica em um esforço integrado para melhorar a logística, a mobilização e a prontidão operacional na Amazônia. A cerimônia de abertura ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, com a presença de autoridades militares e civis.

Nos próximos 14 dias, os militares estarão responsáveis pela elaboração de um plano para o deslocamento estratégico de recursos operativos, incluindo meios fluviais, terrestres e aéreos, bem como tropas, provenientes de diversas localidades do Brasil. Além da alocação de recursos humanos e materiais, as atividades incluirão orientações para a operação tática, emprego de forças, embarcações, veículos blindados, helicópteros e a formação da estrutura de comando e controle da missão, além da análise de cenários e simulações de problemas.

O exercício será realizado em três etapas. A primeira, denominada “Planejamento Integrado”, ocorrerá de 30 de junho a 11 de julho, com a participação de aproximadamente 200 militares das áreas de planejamento, inteligência, logística e operações especiais, além de especialistas em defesa cibernética e em Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (NBQR).

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, destacou a relevância do planejamento estratégico para as ações conjuntas dos militares, em defesa do país e proteção da Amazônia, uma missão constitucional das Forças Armadas. Ele enfatizou que a Operação Atlas representa não apenas um exercício de adestramento, mas uma demonstração da capacidade de adaptação a cenários globais dinâmicos, reafirmando a prontidão e a qualidade de resposta a desafios emergentes.

A abertura do exercício contou com a presença de autoridades como o Chefe de Educação e Cultura, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa; o Chefe de Assuntos Estratégicos, Almirante de Esquadra Paulo César Bittencourt Ferreira; o Chefe de Logística e Mobilização, General de Exército Marcelo Arantes Guedon; e o Chefe de Operações Conjuntas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, entre outros.

A segunda fase da Operação, “Deslocamento Estratégico”, ocorrerá de 27 de setembro a 1º de outubro, quando os recursos operativos e o pessoal se deslocarão para a área do exercício. A etapa final, “Exercício no Terreno”, será de 2 a 11 de outubro, durante a qual as Forças Armadas realizarão operações táticas integradas em ambientes fluviais, terrestres e aéreos.

Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments