Beneficiários do BPC não precisam ir ao INSS para atualizar o CadÚnico: Entenda as novas regras
A partir de agora, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam mais se dirigir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atualizar seu Cadastro Único (CadÚnico). Essa importante mudança visa facilitar o processo e garantir que as pessoas tenham acesso simplificado aos seus direitos. O cadastro e a atualização devem ser realizados exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) administrativos da região onde residem.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, a atualização do CadÚnico é fundamental para a continuidade do pagamento do benefício, que pode ser bloqueado se as informações não forem regularizadas. Estão sendo convocados aqueles que ainda não estão inscritos no CadÚnico e os que não atualizam seus dados há mais de 48 meses.
Os beneficiários que enfrentam bloqueio no pagamento do BPC devem, primeiramente, visitar o Cras para regularizar sua situação. Outra alternativa é entrar em contato com a Central 135 do INSS e informar que está atualizando seu cadastro, com prazo de desbloqueio que pode chegar a até 72 horas após a ligação. Porém, até o momento, não há informações concretas sobre o tempo de reativação do BPC após a regularização.
Os dados indicam que cerca de 200 mil pessoas já se inscreveram ou regularizaram sua situação no CadÚnico, mas ainda há aproximadamente 305 mil que não o fizeram. Dentre os 640.686 beneficiários notificados, 517.571 não compareceram ao Cras e correm o risco de ter seu benefício suspenso.
É importante frisar que o INSS não solicita informações pessoais ou biometria facial para os beneficiários do BPC. As atualizações devem ser feitas apenas nos Cras, onde toda a documentação relevante deve ser entregue pessoalmente pelo beneficiário.
Para consultar se seu nome está na lista para inscrição ou atualização cadastral, o beneficiário pode acessar o aplicativo Meu INSS. Ademais, beneficiários que residem em municípios do Rio Grande do Sul em situação de calamidade pública estão isentos desse processo neste momento.
Por fim, o INSS divulgou uma cartilha com orientações sobre as revisões no BPC. Os interessados podem acessá-la para mais esclarecimentos sobre o procedimento.
Perguntas Frequentes:
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Onde os beneficiários do BPC devem atualizar o CadÚnico?
- Os beneficiários devem ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua região.
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Preciso ir ao INSS para reativar meu pagamento do BPC?
- Não, o procedimento de reativação do pagamento deve ser feito no Cras e não é necessário ir ao INSS.
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Como posso desbloquear meu benefício caso esteja bloqueado?
- Você pode ir ao Cras para regularizar a situação ou ligar para a Central 135 do INSS informando que está atualizado o cadastro.
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Qual o prazo para apresentar os documentos no Cras?
- O beneficiário terá entre 45 a 90 dias, dependendo da região, para comparecer ao Cras com a documentação.
- Os beneficiários do BPC precisam fornecer dados pessoais ao INSS?
- Não, o INSS não pedirá dados pessoais ou biometria facial, as atualizações devem ser feitas apenas no Cras, onde os documentos são apresentados pessoalmente.