Brasília (DF), 15 de julho de 2025 – Os ministros da Defesa do Brasil, José Mucio Monteiro, e da República de Camarões, Joseph Beti Assomo, assinaram nesta terça-feira (15) um acordo de cooperação bilateral na área de defesa em Brasília. O documento estabelece uma parceria entre os dois países em diversas áreas de interesse mútuo, incluindo o intercâmbio de instrutores e alunos de instituições militares de ensino, além da implementação de programas e projetos tecnológicos.
Durante a reunião, José Mucio destacou a participação conjunta nas operações militares, como a Guinex V, liderada pela Marinha do Brasil, que visa fortalecer a presença naval na costa ocidental africana. "Esse acordo vinha sendo construído ao longo dos anos e agora materializa a forte e consolidada relação entre as nossas nações", enfatizou.
O ministro camaronês ressaltou também a formação de cadetes brasileiros, evidenciando a continuidade do intercâmbio. "Estamos acostumados a chamá-los de oficiais brasileiros", afirmou Assomo.
A reunião contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, do Assessor para Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, Embaixador Flavio Marega, e do Embaixador da República de Camarões no Brasil, Martin Agbor Mbeng, entre outras autoridades.
Para mais notícias, acesse o TecMania.