No dia 10 de setembro, às 10 horas (horário de Brasília), a Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) e o ChileCompra, responsável pela plataforma de compras do governo chileno, realizarão o webinário "Benefícios do Acordo Comercial Brasil–Chile: compras públicas". Com transmissão pelo canal do MGI no YouTube, o evento visa orientar fornecedores brasileiros sobre como atuar no mercado de licitações do Chile, além de compartilhar a experiência chilena na modernização do sistema de compras.
O Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, em vigor desde 2019, contempla um capítulo específico sobre compras públicas, que visa aumentar a transparência e a igualdade de condições para fornecedores de ambos os países em licitações governamentais. O intuito é fomentar a integração econômica e abrir novas oportunidades de negócios nos respectivos mercados públicos.
A realização deste evento representa o fortalecimento da parceria entre a Seges/MGI e o ChileCompra, alinhada ao capítulo de compras públicas do acordo bilateral. O objetivo é ampliar o acesso à informação e capacitar agentes estratégicos sobre as oportunidades que o acordo oferece.
O webinário direciona-se, também, a servidores públicos brasileiros envolvidos na temática, apresentando as disposições do capítulo referente às compras públicas, e a experiência chilena com a modernização do sistema. Também abordará como as empresas e fornecedores nacionais podem acessar o mercado público chileno, destacando vantagens e condições do acordo.
Durante a programação, Adriano Carrijo, coordenador-geral de Normas da Seges/MGI, apresentará um manual sobre o capítulo de contratações públicas, desenvolvido em conjunto com o ChileCompra. A diretora da instituição chilena, Veronica Valle, explicará como utilizar o sistema do Chile e identificar oportunidades de negócios. Haverá, ainda, uma sessão de perguntas e respostas para os participantes.
Em outubro, um novo webinário será realizado, voltado para agentes de contratação e fornecedores do Chile, abordando como operar no mercado brasileiro de licitações públicas e participar da plataforma Compras.gov.br, além de oferecer dicas para ampliar as oportunidades de negócios.
Webinário | Benefícios do Acordo de Livre Comércio Brasil–Chile: compras públicas
Horário: 10 horas (Brasília)
Para mais notícias, acesse o TecMania.