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Brasil reafirma compromisso com a valorização dos docentes durante a Cúpula da Unesco

O Ministério da Educação (MEC) participou, nos dias 28 e 29 de agosto, da Primeira Cúpula Mundial sobre Docentes, um evento organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em colaboração com o governo do Chile.

O encontro, copresidido pelo presidente chileno Gabriel Boric e pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, reuniu ministros da Educação de diversas regiões, representantes docentes, organizações internacionais, sociedade civil e parceiros de desenvolvimento, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O principal objetivo do evento foi discutir soluções para a escassez global de professores e promover a valorização da carreira docente.

A representação do MEC foi feita pelo secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Gregório Grisa, que atuou em Santiago em nome do ministro Camilo Santana. Além de participar da Cúpula, o secretário também integrou a reunião do Comitê Diretor de Alto Nível para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que é a instância máxima de coordenação da Unesco para a educação na Agenda 2030. O Brasil, ao lado do Chile, desempenha um papel de liderança no Comitê Diretivo Regional, que representa os países da América Latina e do Caribe.

Nesse contexto, o Comitê de Alto Nível, presidido em 2024-2025 pelo presidente do Chile e pela diretora-geral da Unesco, estabelece diretrizes globais para a governança do ODS 4, enquanto o Comitê Diretivo Regional busca promover consensos e alianças para enfrentar desafios comuns. Durante a cúpula, foram lançadas a Estratégia Regional Docente, que propõe uma agenda para reforçar a formação e valorização da carreira docente, e o Plano de Ação sobre Violência, que visa uma resposta regional baseada em evidências para garantir escolas seguras e inclusivas.

O evento também apresentou dados sobre o status do ODS 4 na região, revelando que, em 2023, 9,5 milhões de crianças e jovens estavam fora da escola na América Latina e no Caribe. Os países se comprometeram a reduzir esse número em cinco milhões até 2030, com metas intermediárias já estabelecidas para 2025, focadas na reintegração e permanência escolar. O encontro foi finalizado com a orientação de coordenar, em âmbito nacional, a implementação e monitoramento da Estratégia Regional Docente e do Plano de Ação sobre Violência.

Durante as discussões, o Brasil destacou suas políticas de formação inicial e continuada, além de iniciativas para valorizar a profissão docente, apresentando programas que atraem novos estudantes para a carreira, qualificam professores em exercício e incentivam a permanência na profissão. A experiência brasileira foi reconhecida como um modelo de política pública que pode servir de inspiração para outros países da região e do mundo.

O MEC reafirmou que a valorização do magistério é fundamental para assegurar a qualidade da educação e que o ODS 4 é uma prioridade na agenda nacional e internacional do Brasil. Com sua participação na Cúpula Mundial sobre Docentes e no Comitê Diretor de Alto Nível, o país reafirma sua liderança no debate educacional global e sua disposição para cooperar com outras nações na superação dos desafios enfrentados pela profissão docente.
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