Brasília (DF), 2 de julho de 2025 – O Brasil se destacou novamente no cenário esportivo internacional, sendo representado pelos militares do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa. A equipe brasileira conquistou o primeiro lugar no pódio do 43º Campeonato Mundial Militar de Judô, promovido pelo Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM), realizado entre os dias 22 e 29 de junho em Warendorf, na Alemanha, ao totalizar cinco medalhas.
As medalhas de ouro foram obtidas pelos sargentos do Exército Beatriz Souza e Gabriel Falcão, além do sargento da Marinha Marcelo Gomes. A 3ª Sargento Jéssica Lima, também da Marinha, conquistou a medalha de bronze. O Brasil também se destacou na competição por equipes mistas, onde os sargentos Beatriz Souza, Gabriel Falcão, Marcelo Gomes, Jéssica Lima, Vinícius Ardina (Exército Brasileiro) e Nauana Silva (Exército Brasileiro) garantiram o título. Gabriel Falcão ainda foi reconhecido como o melhor atleta masculino da competição, que contou com a participação de 32 países.
A coordenação da delegação brasileira foi realizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), em parceria com a Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e a Comissão de Desportos do Exército (CDE), com o apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Criado em 2008, o Programa Atletas de Alto Rendimento visa contribuir para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país e representar o Ministério da Defesa e as Forças Armadas em competições nacionais e internacionais.
No âmbito do Pentatlo Aeronáutico, o Brasil também conquistou uma medalha de prata na equipe masculina durante o Open Regional, que reuniu atletas de sete países em Lituânia, de 24 a 29 de junho. O evento recebeu competidores em provas que desafiaram preparo físico, técnico e mental, incluindo basquete, tiro, natação utilitária, esgrima, pista de obstáculos e orientação.
O General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa, ressaltou a disciplina, o espírito de equipe e a excelência técnica demonstrados pelos atletas. "Esse êxito reflete o comprometimento das Forças Armadas com o alto rendimento esportivo e a projeção internacional do Desporto Militar do Brasil", afirmou.
Os atletas da Força Aérea Brasileira que representaram o país na Lituânia incluem o Major Joel Eloi Belo Júnior, Capitão Ariel José Pimentel Kaczmark, Tenente Andressa Midori Nishigawa Silva Lopes, Tenente Tiago Goulart Gomes Oliveira, Tenente Walney Nardaci Oliveira, Aspirante a Oficial Luís Paulo Borges Gomes Ferreira e Sargento Mariana Barbosa Bagnara. Após essa conquista, os militares se preparam para o 61º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar Aeronáutico, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro.
Para mais notícias, acesse o TecMania.