O Brasil assumiu a presidência do Mercosul e do BRICS em 2025, com a intenção de impulsionar as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) ao integrar as agendas de comércio, digitalização e sustentabilidade. A declaração foi feita pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, durante um painel na Associação Comercial de Santos nesta segunda-feira (25). O evento faz parte do 2º Encontro Nacional do Associativismo e contou com a presença de Damaris Eugênia, presidente do Conselho das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadores (CECIEx), e Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
França detalhou um plano de ação que visa melhorar o ambiente de negócios no âmbito da presidência pro tempore do Mercosul. As iniciativas incluem a simplificação regulatória, a criação de um fórum para MPMEs e o intercâmbio técnico, além da digitalização por meio de Centros Regionais, identidade digital empresarial e mentoria digital. O acesso a mercados será promovido por meio de guias de internacionalização e o desenvolvimento do PIX Mercosul. O governo também planeja oferecer financiamento através de plataformas de crédito e garantir recursos para sustentabilidade, com programas adaptados às necessidades das MPMEs.
O ministro comentou sobre o papel do governo em momentos de crise, destacando a necessidade de socorro às empresas diante do aumento de tarifas impostas pelos EUA. Ele anunciou que o governo federal priorizará a compra de produtos perecíveis, como frutas e pescado, para distribuição na rede escolar.
França também mencionou o programa Contrata+Brasil, que permite que microempreendedores individuais (MEIs) realizem pequenos reparos em equipamentos públicos sem licitação. Outra novidade é o Cartão MEI, um cartão de crédito e débito isento de anuidade, que visa facilitar a formalização e as operações comerciais dos empreendedores. O ministro ressaltou a importância do associativismo como um meio para fortalecer as comunidades empresariais.
Para mais notícias, acesse o TecMania.