Começa em Brasília o Seminário Equidade Étnico-Racial em Saúde
Por Waleska Barbosa – Ministério da Saúde
A capital do Brasil sedia, entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2024, o Seminário Equidade Étnico-Racial em Saúde, um evento promovido pelo Ministério da Saúde que reúne mais de 300 gestores e trabalhadores da saúde e da igualdade racial provenientes de diversas partes do país. O objetivo central do seminário é transformar o princípio da equidade, vigente no Sistema Único de Saúde (SUS), em uma realidade tangível.
O evento ocorre em um momento crítico, onde a discussão sobre o racismo e suas implicações na saúde da população negra e indígena se torna cada vez mais relevante. O seminário é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR). A iniciativa visa reforçar as ações antirracistas e promover estratégias de equidade étnico-racial nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), em especial pela Rede Alyne, focando nas Políticas Nacionais de Saúde Integral da população Negra e de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Na abertura do seminário, Luís Eduardo Batista, assessor especial para Equidade em Saúde, expressou a expectativa de que o encontro resulte em planos de ação estaduais que auxiliem no enfrentamento do racismo nas RAS. Além disso, foram apresentados dados sobre a saúde da população negra, através do Painel de Saúde da População Negra, que visa fornecer informações substanciais para o aprimoramento das políticas de saúde.
Um dos momentos marcantes do evento foi a homenagem à parteira tradicional Zefa da Guia, uma figura emblemática do Quilombo Serra da Guia em Sergipe, que dedicou sua vida a atender partos e cuidar da saúde de sua comunidade.
A secretária-executiva adjunta do Ministério da Igualdade Racial, Ana Míria Carinhanha, ressaltou a necessidade de trabalhar em conjunto para garantir melhores condições de vida e saúde à população brasileira. Ela reafirmou a saúde como uma das principais demandas em prol das garantias de direitos no Brasil e enfatizou que o racismo deve ser encarado como um problema de saúde pública.
O seminário é uma oportunidade para aprofundar o diálogo sobre as desigualdades raciais no acesso à saúde, buscando soluções para um sistema de saúde mais justo e inclusivo.
Perguntas Frequentes
-
O que é o Seminário Equidade Étnico-Racial em Saúde?
- O seminário é um encontro promovido pelo Ministério da Saúde que reúne gestores e trabalhadores da saúde para discutir e implementar ações antirracistas e promover a equidade étnico-racial no SUS.
-
Quais são os objetivos do seminário?
- O evento tem como objetivo transformar o princípio de equidade do SUS em ações concretas, focando na saúde da população negra e indígena e no enfrentamento do racismo institucional.
-
Quem está participando do seminário?
- Mais de 300 pessoas, incluindo gestores de saúde, profissionais da saúde pública e representantes de movimentos sociais e de igualdade racial de todo o Brasil estão presentes.
-
Quais são os temas discutidos?
- Os temas incluem as Políticas Nacionais de Saúde Integral da população Negra, a Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e a apresentação de dados sobre saúde da população negra.
- Qual o impacto esperado das discussões do seminário?
- Espera-se que as discussões resultem em planos de ação estaduais que ajudem a implementar políticas de saúde que combatam as desigualdades raciais e melhorem as condições de vida da população brasileira.