O aplicativo Meu Imóvel Rural, desenvolvido pelo Governo do Brasil, recebeu uma atualização significativa para facilitar o acesso a informações sobre imóveis e posses rurais. A nova versão, que já está disponível, expande os recursos para os usuários do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que atualmente registra 3,2 milhões de famílias.
Inaugurado durante a abertura do 2º Encontro Nacional do Cooperativismo — Coopera Mais Brasil, em Brasília, o aplicativo permite que agricultores e agricultoras familiares consultem e baixem documentos relacionados à sua propriedade em uma única plataforma digital. O CAF, essencial para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), agora está integrado ao Meu Imóvel Rural. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar projeta que até dezembro de 2026, o número de famílias cadastradas atinja mais de 4 milhões.
Henrique Dolabella, diretor do Cadastro Ambiental Rural (CAR), destacou que essa atualização representa um avanço na agenda digital do governo, promovendo a integração de diferentes bases de dados. Ele enfatizou a importância da tecnologia para fortalecer a agricultura familiar, vital para a produção de alimentos e a economia nacional.
Arthur Rimoldi, diretor do CAF, ressaltou que a iniciativa visa principalmente o fortalecimento da agricultura. Ele afirmou que o sucesso do projeto se baseia na colaboração com os agricultores e seus representantes. A aproximação do governo com as comunidades rurais é fundamental para aprimorar os serviços públicos.
Os agricultores familiares que já utilizam sistemas relacionados ou estão cadastrados no CAF podem acessar o aplicativo com o mesmo login GOV.BR, sem a necessidade de novo cadastro. Aqueles que ainda não possuem uma conta GOV.BR podem criá-la seguindo as instruções disponíveis no site oficial.
Além do cadastro de agricultores familiares, o aplicativo também oferece acesso a dados relacionados à terra em plataformas como o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR).
Desde seu lançamento em julho de 2025, o Meu Imóvel Rural já conta com aproximadamente 66 mil usuários únicos. O aplicativo está acessível em dispositivos móveis (Android e iOS) e em computadores, mediante o login GOV.BR.
Para mais informações sobre o Meu Imóvel Rural, os interessados podem visitar www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/meu-imovel-rural.
Para mais notícias, acesse o TecMania.