quarta-feira, janeiro 15, 2025
HomeGovernoCaminhos Africanos: 50 Estudantes Negros Brasileiros São Selecionados para Edição em Cabo...

Caminhos Africanos: 50 Estudantes Negros Brasileiros São Selecionados para Edição em Cabo Verde

Estudantes Brasileiros Participam do Programa de Intercâmbio "Caminhos Amefricanos" em Cabo Verde

Cabo Verde recebe, nesta temporada, uma nova edição do programa de intercâmbio "Caminhos Amefricanos", que reúne 50 estudantes brasileiros para discutir questões raciais, culturais e de educação. A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria para Investigação e Formação Avançada da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e coordenada por Sônia Semedo, visa fortalecer a formação de profissionais conscientes das diversidades raciais e étnicas entre Brasil e Cabo Verde.

Os intercambistas, selecionados a partir de um total de 230 candidatos, são majoritariamente estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, já matriculados em instituições públicas de ensino superior. Além de participarem do IV Seminário Internacional Caminhos Amefricanos, os alunos terão a oportunidade de participar de oficinas, mesas de debate e atividades culturais que promovem a educação antirracista até o dia 13 de dezembro.

"Finalizar o ano com esta terceira edição apresenta a todos a força que o Programa tem no incentivo à valorização da história e cultura africana e afro-brasileira na educação do país," ressaltou Luiz Paulo Bastos, diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo. Os estudantes terão uma agenda repleta de atividades, que incluem exibições de filmes documentais, visitas a sítios culturais na cidade da Praia e oficinas de Crioulo Cabo-Verdiano.

Uma das principais metas do programa é garantir que os participantes estejam mais bem preparados para atuar em sala de aula, com uma abordagem mais consciente e inclusiva nas suas práticas pedagógicas. O Caminhos Amefricanos está alinhado à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e preparados para combater a discriminação racial.

Dúvidas Comuns Sobre o Programa "Caminhos Amefricanos":

  1. Quem pode participar do programa?

    • O programa é aberto a estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura em instituições de ensino superior públicas.
  2. Qual é o objetivo principal do programa?

    • O objetivo é promover a formação de profissionais conscientes das diversidades raciais e étnicas, além de incentivar a educação antirracista e o fortalecimento da Lei 10.639/03, que aborda a história e cultura afro-brasileira nas escolas.
  3. Quais atividades os intercambistas vão realizar?

    • Os estudantes participarão de oficinas, mesas de debate, exibições de filmes documentais, visitas a sítios culturais e oficinas de Crioulo Cabo-Verdiano.
  4. Qual é a duração do programa?

    • O intercâmbio tem a duração de 15 dias e ocorrerá até o dia 13 de dezembro.
  5. Como o programa se relaciona com as políticas de combate ao racismo no Brasil?
    • O Caminhos Amefricanos, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial em conjunto com outras instituições, reforça políticas públicas de combate ao racismo e promove o compartilhamento de práticas ligadas à educação sobre a história e diáspora africanas.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments