Programa "Escola das Adolescências" do MEC Se Reúne Para Melhorar Clima Escolar
No último dia 13 de março, o Ministério da Educação (MEC) promoveu, em Brasília (DF), o Encontro Formativo da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa "Escola das Adolescências" (Renapea). O evento reuniu diversos especialistas e articuladores que têm como objetivo central a melhoria do clima e da convivência escolar nos anos finais do ensino fundamental, especialmente após uma série de diagnósticos realizados nas comunidades escolares durante a Semana da Escuta das Adolescências.
O encontro, que se delineou como um espaço de troca de experiências e aprofundamento teórico, é parte integrante de um Grupo de Trabalho (GT) formado pelo MEC, com o apoio de instituições como a Fundação Carlos Chagas e o Unicef. Este trabalho se propõe a identificar práticas que favoreçam a convivência escolar e, a partir disso, construir um guia que suporte as instituições educacionais.
Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, destacou a importância deste esforço: “A Escuta Nacional das adolescências apontou para a necessidade de melhorar o clima e a convivência nas escolas, e, nesse sentido, o programa Escola das Adolescências constituiu um Grupo de Trabalho para desenvolver estratégias e recomendações”.
Durante as atividades, o pesquisador da Fundação Carlos Chagas, Adriano Moro, evidenciou que um ambiente escolar saudável é fundamental para o sucesso acadêmico, ressaltando a importância de relações interpessoais positivas, comunicação efetiva e justiça nas regras. "Um clima escolar positivo envolve cuidados e confiança, além de estratégias que promovam o engajamento de todos os segmentos da escola", afirmou Moro.
Na prática, já foram realizadas escutas em 100 escolas com gestões voltadas à melhoria contínua, utilizando metodologia pautada na pesquisa “Processo de Melhoria Contínua nas Escolas”. A construção do guia final será embasada por esses dados, servindo como um importante recurso para a formação continuada de educadores dentro do programa.
Ana Mária Gadelha, articuladora representante da Undime do Ceará, acrescentou que o encontro foi um momento crucial para reconhecer a coletividade como base para decisões educacionais seguras e eficazes.
O Programa "Escola das Adolescências", estabelecido pela Portaria nº 635/2024, visa fortalecer a educação nesta fase crucial, promovendo acompanhamento técnico e recursos financeiros para garantir uma experiência escolar mais inclusiva e de qualidade.
Perguntas e Respostas
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O que é o Programa "Escola das Adolescências"?
- O programa é uma iniciativa do governo federal que visa fortalecer os anos finais do ensino fundamental, promovendo um ambiente escolar acolhedor e de qualidade.
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Qual é o objetivo do Encontro Formativo do Renapea?
- O objetivo é capacitar articuladores técnicos para melhorar o clima e a convivência nas escolas, além de coletar informações que servirão de base para a elaboração de um guia sobre boas práticas.
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Quem está envolvido nas atividades do Grupo de Trabalho (GT)?
- O GT é composto por membros do MEC, Fundação Carlos Chagas, Unicef e outros especialistas da área da educação, além de articuladores da Renapea.
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Como será utilizado o guia que está sendo elaborado?
- O guia servirá como ferramenta para apoiar a formação continuada de educadores, oferecendo estratégias e recomendações baseadas nas necessidades identificadas pelas comunidades escolares.
- Qual é a importância do clima escolar positivo?
- Um clima escolar positivo está associado a melhores relações interpessoais, maior engajamento dos alunos e, consequentemente, ao sucesso acadêmico, criando um ambiente seguro e estimulante para todos.