CATL Revoluciona o Mercado de Baterias com Novas Tecnologias de Carregamento e Autonomia
Durante uma conferência de imprensa realizada no início desta semana, a CATL (Contemporary Amperex Technology Co. Limited), gigante chinesa do setor de baterias, apresentou três inovações marcantes em tecnologia para veículos híbridos e elétricos, que prometem transformar o cenário da mobilidade sustentável.
A nova linha, que a CATL classifica como a terceira geração de baterias para veículos, apresenta um design inovador de "núcleo duplo", que consiste em duas áreas energéticas distintas: uma para alta potência e outra para extensão da autonomia. Cada área utiliza materiais de celas diferentes, proporcionando, segundo a empresa, maior segurança e desempenho, similar à redundância encontrada em aeronaves.
Entre as inovações destacou-se a tecnologia de eletrodo negativo que aprimora a densidade energética da bateria e elimina o uso de anodo de grafite, um componente difícil de obter. "Essa tecnologia representa uma mudança fundamental na forma como encaramos as limitações de autonomia dos veículos elétricos", comentou um porta-voz da empresa. Essa fusão de duas tecnologias em um único pacote não só aprimora o desempenho, mas também aumenta a autonomia dos veículos.
Outra grande novidade é a segunda geração da bateria Shenxing, que oferece carregamento ultrarrápido, capaz de fornecer até 800 quilômetros de autonomia. Com um avanço significativo, a bateria permite um ganho de 2,5 km de autonomia por cada segundo de recarga, possibilitando a adição de mais de 520 km em apenas cinco minutos, em estações de carga compatíveis com potência de nível megawatt.
A CATL também anunciou uma bateria de íons de sódio, que entrará em produção em massa em dezembro deste ano. Este modelo promete ser compatível com veículos híbridos e totalmente elétricos, oferecendo a maior densidade energética da indústria, que alcança 175Wh/kg. Com essa nova bateria, veículos híbridos poderiam alcançar mais de 200 km em modo 100% elétrico, enquanto modelos totalmente elétricos teriam autonomia superior a 500 km.
Além disso, a tecnologia desenvolvida pela CATL endereça um desafio crítico para veículos elétricos: o desempenho em condições climáticas adversas. Realizando testes em temperaturas de -30°C, a bateria conseguiu carregar de 30% a 80% em apenas 30 minutos, mantendo 93% da capacidade utilizável e garantindo que, mesmo com uma carga reduzida de 10%, os veículos possam manter velocidades de até 120 km/h.
Com esses anúncios, a CATL não apenas se posiciona como líder em inovação no setor de baterias, mas também contribui significativamente para a evolução da mobilidade elétrica sustentável, aumentando a confiança do consumidor na viabilidade dos veículos elétricos.