As baterias de smartphones estão se tornando cada vez maiores, e 2025 pode ser apenas o começo dessa trajetória. Um novo vazamento da China indica que, até 2026, alguns smartphones populares do país poderão ultrapassar a marca de 10.000mAh, levando a duração das baterias a um patamar inexplorado. Enquanto isso, marcas como Samsung, Google e Apple parecem não ter pressa em acompanhar essa corrida — e há pelo menos um grande motivo para isso. Para se ter uma ideia, o Galaxy S26 Ultra da Samsung, previsto para 2026, provavelmente continuará com uma bateria de 5.000mAh.
No último ano, as capacidades das baterias têm crescido rapidamente. A Honor chamou atenção com o X70, que possui uma impressionante bateria de 8.300mAh em um dispositivo de apenas 7,76mm de espessura. Isso foi precedido por inovações como a bateria de 8.000mAh do Honor Power, elevando o padrão para dispositivos intermediários. Agora, outras marcas, como OnePlus, iQOO e Xiaomi, estão sendo apontadas como possíveis candidatas a desenvolver baterias de mais de 7.000mAh para seus modelos topo de linha até o final de 2025.
No dia 19 de julho de 2025, um conhecido vazador, Digital Chat Station, afirmou no Weibo que um smartphone intermediário com uma bateria de 10.000mAh está em desenvolvimento para a primeira metade de 2026.
Importante notar que baterias grandes não precisam significar dispositivos volumosos — o Honor X70 é um ótimo exemplo disso. Avanços na tecnologia das baterias de silício-carbono, que aumentam a densidade energética, têm permitido acomodar mais capacidade no mesmo espaço. Além disso, o suposto modelo intermediário utiliza uma estrutura interna redesenhada, com um PCB mais compacto, liberando espaço para uma bateria maior.
Essa abordagem não é totalmente nova; a OnePlus já havia apresentado um conceito similar para o 13T, mostrando como um layout de PCB mais enxuto pode criar espaço para baterias maiores. Entretanto, tornar um PCB já denso ainda mais compacto exige pesquisa e desenvolvimento significativos. Será interessante ver quando Samsung, Apple ou Google decidirão seguir essa tendência.
Ainda é incerto qual marca chinesa fará o primeiro movimento com uma bateria de 10.000mAh, mas a Honor se torna uma forte candidata devido a suas inovações recentes. O ano de 2026 pode ser o momento em que finalmente veremos baterias passando da marca de cinco dígitos.
Fique por dentro! Junte-se à nossa comunidade no Telegram para atualizações instantâneas e assine nossa newsletter diária para as melhores notícias sobre tecnologia! Para mais atualizações diárias, visite nossa seção de notícias.
Fonte: GizMochina