Os comentários do CEO da Roblox, David Baszucki, parecem ignorar as várias acusações de abuso infantil direcionadas à sua empresa. Apesar de a plataforma ser amplamente utilizada por crianças e adolescentes, com 40% de seu público abaixo dos 13 anos, Baszucki defende que o Roblox poderia evoluir para uma “central de relacionamentos e namoros”.
Em uma entrevista para o podcast Tech Stuff, ele descreveu o serviço como uma “plataforma de bem-estar”, que poderia auxiliar adultos com dificuldades sociais a interagir em ambientes virtuais. “Se eles se conectarem, isso pode se refletir no mundo físico. Uma plataforma para combater a solidão”, declarou.
Embora a proposta pareça positiva em teoria, ela se desvincula da realidade preocupante que envolve o Roblox. Recentemente, a plataforma foi criticada por não garantir a segurança de seus usuários, permitindo que predadores aliciem menores com facilidade.
Um caso notório envolveu um criador que usou uma experiência da plataforma para explorar diversas garotas, culminando em um crime grave que levou ao sequestro de uma adolescente de 15 anos. Mesmo após ser exposto, o indivíduo continuou ativo na plataforma. Apesar das medidas tomadas para melhorar a segurança, os pais permanecem alarmados com a presença de aliciadores.
Baszucki acredita que integrar namoros ao sistema não seria problemático, pois confia na capacidade da Roblox de evitar o aliciamento. A empresa está investindo em ferramentas de moderação avançadas, incluindo filtros de inteligência artificial para identificar conversas suspeitas.