Em um momento decisivo para o meio ambiente, quando a produção global de plástico já supera 400 milhões de toneladas por ano, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE/MCTI) apresentou alternativas tecnológicas inovadoras na 77ª Reunião Anual da SBPC.
Durante a palestra intitulada “O Desafio do Plástico: Impacto Ambiental e Alternativas para o Futuro”, realizada nesta terça-feira (15) pela pesquisadora do CETENE, Laureen Houllou, foram expostos dados preocupantes e soluções desenvolvidas na região Nordeste.
De acordo com Houllou, estudos recentes demonstram a presença de microplásticos em órgãos humanos essenciais, como sangue, placenta e até leite materno, cujos efeitos ainda não são totalmente claros para a medicina. “Essas partículas representam riscos significativos”, destacou a coordenadora do Laboratório de Pesquisa Aplicada a Biomas do CETENE.
Os danos ao meio ambiente também são alarmantes. Pesquisas indicam que os ecossistemas marinhos do Nordeste são severamente afetados pelo acúmulo de resíduos plásticos, impactando diretamente as indústrias pesqueira e turística da região.
Como resposta a essa realidade, a equipe do CETENE vem desenvolvendo tecnologias inovadoras que transformam desafios em soluções:
- Bioplásticos PHA – Produzidos a partir de bactérias e recursos renováveis, esses polímeros são totalmente biodegradáveis e estão sendo testados como alternativas às embalagens tradicionais.
- Sistemas de Filtragem Inovadores – Tecnologia já implantada nos Jardins Filtrantes do Recife, capaz de capturar microplásticos em estações de tratamento de água.
- Biomateriais Sustentáveis – Criados a partir de resíduos agrícolas da região, possuem propriedades comparáveis aos plásticos convencionais.
“Nosso objetivo é converter conhecimento científico em soluções práticas para o Nordeste e para o mundo”, afirmou a pesquisadora, sublinhando que as inovações estão em estágios avançados de desenvolvimento e em fase de testes finais, com o intuito de garantir resultados seguros para o governo e a indústria.
Visitação Pública e Demonstrações
Os interessados podem conhecer essas tecnologias no estande do CETENE durante a ExpoT&C, parte da 77ª Reunião Anual da SBPC, que se realiza até sábado (19) no campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
No estande, os visitantes terão a chance de assistir a demonstrações dos bioplásticos em diversas aplicações e de conhecer protótipos dos sistemas de filtragem.
Serviço
O quê: Estande do CETENE na 77ª SBPC
Onde: Campus Dois Irmãos da UFRPE, Recife (PE)
Quando: Até 19 de julho
Horário: 9h às 17h
Entrada: Gratuita