sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaCGU e PF investigam desvio de recursos públicos do Programa Farmácia Popular...

CGU e PF investigam desvio de recursos públicos do Programa Farmácia Popular do Brasil

A Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal e o DENASUS deram início, nesta quinta-feira (21), à Operação Estoque Controlado, cujo objetivo é investigar o desvio de recursos públicos do Programa Farmácia Popular do Brasil, em Santa Margarida, Minas Gerais.

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa tem como meta complementar a oferta de medicamentos na Atenção Primária à Saúde, por meio de parcerias com farmácias da rede privada.

A investigação começou com a CGU, que avaliou a execução do Programa na região, focando nas farmácias de Santa Margarida. Durante os trabalhos, foram identificadas diversas irregularidades, incluindo o fornecimento fictício de medicamentos aos cidadãos, seguido de pedidos de ressarcimento aos cofres públicos.

A Operação Estoque Controlado inclui três mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Federal de Manhuaçu. A ação conta com a colaboração de três servidores da CGU, 11 policiais federais e dois funcionários do Ministério da Saúde, representando um compromisso das instituições com a transparência, o combate à corrupção e o fortalecimento do controle sobre a execução do Programa.

O desvio de recursos na saúde agrava as limitações de um orçamento já restrito, exigindo uma resposta rigorosa. É fundamental interromper práticas criminosas e coibir irregularidades para que o Programa Farmácia Popular alcance seus objetivos, garantindo o acesso da população aos medicamentos necessários.

Para denúncias, a CGU disponibiliza a Plataforma Fala.BR, onde qualquer pessoa pode relatar informações sobre a operação ou outras irregulares. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, seguindo orientações específicas.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments