Himanshu Tandon, principal executivo da Poco na Índia, deixou a sub-marca da Xiaomi, conforme reportado por veículos de imprensa. O ex-chefe da Poco Índia deve se unir à Nothing, startup liderada pelo co-fundador da OnePlus, Carl Pei. Tandon assumiu a liderança da Poco Índia em 2022, durante uma reestruturação organizacional, e foi responsável pelo crescimento da subsidiária no país. Sua saída ocorre em um momento em que a empresa-mãe Xiaomi enfrenta forte concorrência de rivais como Vivo, Samsung e Oppo.
### Himanshu Tandon deve liderar a divisão CMF da Nothing
De acordo com um relatório do Moneycontrol que cita fontes não identificadas, Tandon pediu demissão de sua posição como cabeça da Poco Índia. A expectativa é que ele assuma a CMF, sub-marca da Nothing, uma startup de tecnologia com sede no Reino Unido. A saída de Tandon ocorre meses após a saída de Muralikrishnan B, presidente da Xiaomi.
A Gadgets 360 tentou contato com a Poco Índia e a Nothing para comentar sobre a saída do executivo e atualizará a matéria assim que receber uma resposta.
Nos últimos meses, a Xiaomi, empresa-mãe da Poco, enfrentou desafios no mercado indiano, com uma queda de 25% no crescimento anual, segundo um relatório da empresa de pesquisa de mercado Canalys, publicado recentemente, que analisou o envio de smartphones no segundo trimestre de 2025. Nesse mesmo período, rivais chineses como Vivo e Oppo registraram crescimento anual de 31% e 24%, respectivamente.
Na Índia, a Xiaomi teria enviado 5 milhões de dispositivos móveis no segundo trimestre de 2025, detendo uma participação de mercado de 13%, segundo a Canalys. Em contrapartida, a Vivo liderou o mercado com 8,1 milhões de envios e 21% de participação de mercado. Vale destacar que os números da Vivo e da Xiaomi incluem suas sub-marcas, iQOO e Poco, respectivamente.
“Vemos uma boa sinergia aqui. Himanshu tem feito um ótimo trabalho na Poco Índia, liderando a marca e compreendendo bem todo o ecossistema. Acredito que será uma grande conquista para a Nothing se ele realmente for se juntar a eles. Isso ocorre em um momento importante, pois a Nothing está expandindo tanto no segmento online quanto offline. Há uma sobreposição considerável na base de usuários dessas duas marcas, e será interessante ver como Himanshu conduzirá isso a partir de agora”, afirmou Tarun Pathak, diretor de pesquisa da Counterpoint.
Himanshu Tandon teve um período de sucesso à frente da Poc, fortalecendo a relevância da marca entre o público da Geração Z e expandindo seu acesso através de canais de varejo. Para sustentar o recente impulso de crescimento, a Poco precisará recalibrar rapidamente sua estratégia, segundo Prabhu Ram, analista e VP do Industry Research Group (IRG) da CyberMedia Research (CMR).