Cibercriminosos exploram pesquisas populares de software para espalhar malware FakeBat

Cibercriminosos estão utilizando pesquisas por softwares populares para disseminar o malware FakeBat, conforme descoberto por especialistas em segurança cibernética. Segundo a equipe da Mandiant Managed Defense, estes ataques oportunísticos direcionam usuários em busca de softwares conhecidos, empregando um instalador MSIX trojanizado que executa um script PowerShell para baixar malwares adicionais.

O FakeBat, também conhecido como EugenLoader e PaykLoader, está associado ao agente de ameaças Eugenfest e é monitorado pelo Google sob o nome NUMOZYLOD, sendo parte de uma operação de Malware-as-a-Service (MaaS) atribuída ao grupo UNC4536.

O método de infecção inclui instalações MSI fraudulentas de aplicativos famosos, como Brave, KeePass, Notion, Steam e Zoom, em sites que imitam plataformas legítimas de downloads. Isso induz os usuários a baixarem instaladores MSIX que, antes de iniciar o aplicativo principal, executam um script através de uma funcionalidade chamada startScript.

O grupo UNC4536 serve como um distribuidor de malware, utilizando o FakeBat para oferecer malware de terceiros, incluindo os da organização criminosa FIN7. Além disso, o NUMOZYLOD coleta informações do sistema, detalhes dos sistemas operacionais, domínios associados e antivírus instalados, enviando esses dados para um servidor de controle e comando (C2). Algumas variantes do malware também coletam endereços IP e criam atalhos na pasta de inicialização do sistema para manter a persistência.

Recentemente, a Mandiant revelou informações sobre o EMPTYSPACE, um outro malware downloader utilizado pelo cluster de ameaças financeiras denominado UNC4990, envolvido em atividades de roubo de dados e cryptojacking contra alvos na Itália.

Para acompanhar mais conteúdo exclusivo, siga-nos no Twitter e no LinkedIn, e continue visitando o TecMania para se manter atualizado.

Sobre Alan 10480 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.