Brasília (DF), 29 de julho de 2025 – O Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, concluiu no dia 25 a Operação Amazonas. Nesta edição, 12 municípios ribeirinhos do Amazonas foram atendidos, resultando em um impacto positivo para aproximadamente 48 mil pessoas. As atividades ocorreram entre os dias 8 e 25 de julho, mobilizando 262 rondonistas e 25 Instituições de Ensino Superior (IES) de nove estados, além de cerca de 700 militares.
De acordo com o coordenador-geral do Projeto Rondon, Coronel Euclides Soljenitsin, o resultado superou as expectativas. "O sucesso da Operação Amazonas é fruto de um esforço coletivo, voltado para soluções sustentáveis, inclusão social e redução das desigualdades regionais. Esse progresso só foi possível com a união de esforços pelo bem comum, fortalecendo também a cidadania entre os estudantes universitários", afirmou.
As comunidades foram beneficiadas por meio de 1.256 oficinas práticas em áreas como direitos humanos, justiça, educação, saúde, meio ambiente, trabalho e tecnologia. A artesã Elisabete Maciel, que participou de oficinas em Urucurituba, ressaltou a importância do projeto: "Eles vieram aqui abrir portas para nós, artesãos. O Projeto Rondon faz parte de um crescimento".
Roni Leal Nunes, estudante de Medicina e rondonista, também destacou a relevância da iniciativa: "O Rondon proporciona a chance de as pessoas serem vistas".
A Operação Amazonas abrangeu os municípios de Alvarães, Anamã, Anori, Barcelos, Careiro da Várzea, Fonte Boa, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.
Além das oficinas, as comunidades ribeirinhas tiveram acesso a serviços de saúde prestados pela Marinha do Brasil, através do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Soares de Meirelles. Foram realizados 840 atendimentos médicos, 124 odontológicos, 646 exames laboratoriais, 90 mamografias e a distribuição de cerca de 23 mil medicamentos.
Para a realização do Projeto, a Operação Amazonas contou com a colaboração do Exército, da Força Aérea Brasileira, além de apoio dos governos federal, estadual e municipal, e de empresas e instituições locais.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa, que busca levar conhecimento e soluções sustentáveis por meio da atuação de universitários e professores. Desde 2005, as 97 operações realizadas impactaram cerca de 2 milhões de brasileiros.
Para mais notícias, acesse o TecMania.