O Brasil está avançando rapidamente em sua transformação digital, com a cobertura do 5G atingindo 63,61% do território nacional, superando a meta de 57,67% estabelecida pela Anatel para 2027, mais de três anos antes do previsto. Os dados foram revelados em um relatório trimestral da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão vinculado ao Ministério das Comunicações.
Esse progresso é resultado da colaboração entre o Ministério das Comunicações e a Anatel, que têm se empenhado para assegurar a implementação da tecnologia para todos os brasileiros. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a expansão do 5G representa mais do que um avanço tecnológico: “é inclusão, desenvolvimento e oportunidade. Nosso compromisso é garantir que essa transformação chegue a todos”.
Uma das medidas decisivas para esse avanço foi a liberação antecipada da faixa de 3,5 GHz, feita 14 meses antes do prazo estipulado, o que possibilitou que os 5.570 municípios do Brasil estivessem prontos para receber o 5G standalone. Essa ação permitiu às operadoras iniciar a implementação conforme seus cronogramas.
O ministro também mencionou que o governo está buscando acelerar ainda mais a expansão da tecnologia. “Atualmente existe um cronograma até 2030, mas estamos conversando com as operadoras para antecipar esse prazo”, afirmou.
Outro fator que tem contribuído para o avanço é o suporte financeiro do MCom, que está oferecendo linhas de crédito do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para expandir a infraestrutura necessária ao 5G.
O relatório da Anatel ainda revelou um crescimento no percentual de usuários de internet, que subiu de 81,34% para 84,46%. A meta para 2027 é atingir 95%. Além disso, a satisfação dos usuários de banda larga fixa também cresceu, elevando-se de 6,9 para 7,4.
Para mais notícias, acesse o TecMania.