Com velocidades de dados 100 vezes mais rápidas que o Wi-Fi, o Li-Fi pode ser a próxima grande opção de conectividade

O Li-Fi, uma tecnologia que pode revolucionar a conectividade móvel com velocidades 100 vezes superiores ao Wi-Fi, utiliza ondas de luz para transmissão de dados. Essa tecnologia, invisível ao olho humano, foi abordada pela primeira vez há mais de dois anos e foi descoberta pelo físico alemão Harald Haas. A empresa francesa Oldecomm começou a experimentar com o Li-Fi em 2008, e mais recentemente, a tecnologia foi testada no espaço com o lançamento do foguete Ariane 6.

Ao utilizar lâmpadas LED para enviar os dados em pulsos de luz, semelhante ao Código Morse, o Li-Fi não só oferece velocidade muito maior mas também maior segurança, uma vez que os sinais de luz são menos propícios a vazar através de paredes. Com potencial teórico para atingir velocidades de até 224 Gbps e emitir menos radiação do que o Wi-Fi, o Li-Fi apresenta-se como uma solução ideal para situações que exigem alta velocidade e baixa latência.

Contudo, o Li-Fi tem como desvantagem o fato de poder ser utilizado apenas em espaços fechados. Essa limitação pode não impactar consideravelmente muitos usuários de smartphones, que geralmente se conectam via Wi-Fi em ambientes internos e usam a conectividade celular ao ar livre.

Embora a Oldecomm estime que o Li-Fi estará pronto para utilização entre 2024 e 2029, The Li-Fi Group já está em contato com empresas de diversos setores, o que indica um possível crescimento no interesse por essa tecnologia.

Para acompanhar os últimos desenvolvimentos em tecnologia e jogos, fique atento ao TecMania.

Sobre Alan 10473 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.