Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto, reunindo representantes da sociedade civil, movimentos feministas, gestoras municipais, parlamentares e autoridades estaduais e federais.
Na abertura do evento, a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, destacou a fundamental importância da participação popular. “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas só serão possíveis com a participação ativa da sociedade civil. Nosso grande desafio é promover uma conferência significativa e retomar com vigor a participação social das mulheres, uma marca do governo do presidente Lula”, declarou.
Rosane também salientou a determinação das mulheres em preservar os direitos já conquistados. “Nós, mulheres, somos a maioria da população brasileira e também a maioria que lidera as famílias. Por isso, não aceitaremos retrocessos. O compromisso é avançar cada vez mais para consolidar a democracia e assegurar políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres”, completou.
A mesa de abertura contou com a presença do governador Eduardo Riedel, da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jamille Weiss.
Organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, a conferência teve como objetivo avaliar e discutir propostas que orientarão as políticas públicas para as mulheres em direção à etapa nacional.
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (5ª CNPM), com o mesmo tema, acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O evento é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, contando com a participação ativa da sociedade civil representada por diversas entidades, organizações e movimentos sociais.
Para mais informações, é possível acessar a plataforma Brasil Participativo e acompanhar as atualizações no Instagram da 5ª CNPM.
Para mais notícias, acesse o TecMania.