No próximo dia 5 de outubro, acontece a aplicação da prova objetiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), um dos maiores certames já realizados no Brasil. Com um mês até a avaliação, candidatos de diversas regiões intensificam sua preparação, enquanto os organizadores finalizam os detalhes para a realização do concurso, que acontecerá em 228 cidades do país.
Esta edição é organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em coordenação com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O concurso oferece vagas para cargos de nível superior e intermediário, proporcionando novas oportunidades no serviço público federal.
Os cartões de confirmação de inscrição, que indicam o local de prova, estarão disponíveis a partir de 22 de setembro no site da FGV (conhecimento.fgv.br/cpnu2). Para os candidatos a cargos de nível superior, a prova objetiva será aplicada em 5 de outubro, das 13h às 18h, enquanto a prova discursiva está programada para 7 de dezembro, das 13h às 16h. Para aqueles que concorrem a cargos de nível intermediário, as provas ocorrerão nos mesmos dias, mas com horários reduzidos: 5 de outubro, das 13h às 16h30, e 7 de dezembro, das 13h às 15h. Os portões fecharão às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início das provas.
Pensando na inclusão, o concurso oferece recursos de acessibilidade para candidatos com pedidos aprovados, como provas em braile, letras ampliadas, intérpretes de Libras e videoprovas, assegurando igualdade de condições.
O CPNU 2 contará com até duas etapas. A primeira fase abrange a prova objetiva, a discursiva, a avaliação de títulos (quando aplicável) e procedimentos para verificação de cotas e pessoas com deficiência. A segunda etapa, destinada a determinados cargos, será composta por um curso ou programa de formação, fundamental para a entrada no serviço público.
Para mais notícias, acesse o TecMania.