terça-feira, janeiro 14, 2025
HomeGovernoDefesa Civil emite alerta: Preparativos para a implementação do sistema nas regiões...

Defesa Civil emite alerta: Preparativos para a implementação do sistema nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Novo Sistema de Alertas da Defesa Civil Nacional: Avanços e Expectativas

Brasília (DF) – Em um passo significativo para a proteção civil no Brasil, o Governo Federal anunciou, na última quinta-feira (5), a expansão do sistema "Defesa Civil Alerta" para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O sistema, que já estava em funcionamento nos estados do Sul e Sudeste, é uma ferramenta essencial para o alerta rápido à população em situações de risco, como desastres naturais.

Durante uma reunião que contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes das defesas civis estaduais, foi evidenciado que a implementação gradual do sistema é uma estratégia fundamental para garantir a segurança e eficácia na comunicação de alertas. O ministro destacou a necessidade de monitoramento e preparação das localidades para a utilizar adequadamente a nova tecnologia.

“A ferramenta deve ser utilizada com a devida cautela e responsabilidade”, afirmou Wolnei Wolff, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. Ele ressaltou que o Brasil, dada sua dimensão continental, enfrenta desafios enormes na comunicação em situações de emergência.

O Defesa Civil Alerta utiliza a infraestrutura de telefonia celular para emitir mensagens de texto e avisos sonoros, que são recebidos independentemente de os aparelhos estarem em modo silencioso ou não. Essa tecnologia é gratuita e dispensa cadastro prévio dos usuários, funcionando em áreas com cobertura 4G ou 5G. “Essa é mais uma possibilidade de salvar vidas, que é o principal objetivo do Defesa Civil Alerta”, acrescentou Thyago Braun, coordenador-geral de conectividade do Ministério das Comunicações.

Um projeto-piloto realizado em agosto deste ano em 11 municípios brasileiros demonstrou a eficácia do sistema. A pesquisa realizada um mês após os testes revelou que 87% da população das cidades participantes avaliou positivamente a nova ferramenta.

Com a expansão para as demais regiões do Brasil prevista para o próximo ano, o Defesa Civil Alerta promete ser um importante aliado na mitigação de desastres, contribuindo para uma resposta mais ágil e eficaz em situações críticas.

Perguntas e Respostas

  1. Como funciona o Defesa Civil Alerta?

    • O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas de riscos à população em áreas vulneráveis. Os avisos são transmitidos via mensagem de texto e incluem alertas sonoros, garantindo que sejam ouvidos mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.
  2. É necessário fazer cadastro para receber os alertas?

    • Não, os alertas são enviados automaticamente para todos os usuários de telefonia celular que estiverem em áreas de risco e com cobertura 4G ou 5G, sem a necessidade de cadastro prévio.
  3. Qual é o objetivo principal do sistema?

    • O principal objetivo do Defesa Civil Alerta é salvar vidas ao proporcionar informações rápidas e precisas durante emergências, permitindo que a população tome decisões informadas.
  4. Quando o sistema será expandido para outras regiões?

    • O sistema já está em funcionamento nas regiões Sul e Sudeste e deverá ser implementado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ao longo de 2024.
  5. Como a população tem reagido ao sistema?
    • Em um estudo realizado após o projeto-piloto em 11 municípios, 87% da população avaliou positivamente o Defesa Civil Alerta, indicando uma boa aceitação e reconhecimento da importância do sistema.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments