João Pessoa (PB) – O Ministério das Cidades participou do II Encontro Paraibano do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, que ocorreu na capital paraibana, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Representando a pasta, a diretora do Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Cristiana Scorza, compôs um painel que apresentou alternativas para financiamento e apoio à preservação do patrimônio.
Durante a apresentação, Cristiana enfatizou a necessidade de um conjunto de ações para a requalificação dos centros urbanos, de modo a aproveitar a infraestrutura existente, melhorando sua funcionalidade, estética e viabilidade econômica, além de promover a recuperação de espaços públicos e a valorização do patrimônio.
A proposta, fundamentada no Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI), busca transformar o cotidiano das pessoas, especialmente em áreas menos favorecidas, como centros históricos. O objetivo é garantir acesso a transporte, habitação, lazer, cultura e oportunidades dentro do mesmo território.
Dentre as principais ferramentas destacadas para atingir esses objetivos, está o Programa Pró-Cidades, que destina R$ 1,6 bilhão anualmente a iniciativas de desenvolvimento urbano local, apoiando estados, municípios e o setor privado, com financiamento via FGTS. Com uma nova Instrução Normativa publicada em março de 2025, o programa intensificou o apoio a projetos sustentáveis, com foco na adaptação às mudanças climáticas.
“Quando falamos do Pró-Cidades, estamos nos referindo a cidades mais resilientes e democráticas, que priorizam a qualidade de vida de quem mais precisa”, destacou Cristiana. O evento também contou com a presença de gestores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil.
Para mais notícias, acesse o TecMania.