Brasília (DF), 13 de junho de 2025 – A celebração dos 160 anos da vitória na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho, relembra o importante legado dos militares da Marinha do Brasil durante a Guerra da Tríplice Aliança, em 1865. A data, que também marca o Dia da Marinha, foi comemorada com uma cerimônia militar realizada no Clube Naval de Brasília na quinta-feira (12). O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou o compromisso dos homens e mulheres, tanto da ativa quanto da reserva, em servir à Pátria e ao povo brasileiro.
“A história da Marinha do Brasil está intrinsecamente ligada à formação da Nação. Mais do que um instrumento de poder, a Instituição tem sido essencial para a integridade territorial e a soberania nacional. Atualmente, participa da Operação Catrimani, combatendo o garimpo ilegal nas Terras Indígenas Yanomami. No último ano, teve um papel significativo no Rio Grande do Sul, colaborando com outras Forças e trazendo esperança a partir do mar”, enfatizou o Ministro, em mensagem lida durante a solenidade.
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, também ressaltou os avanços estratégicos que aumentam a capacidade de combate da instituição. “Baseada em feitos históricos, a Marinha projeta-se para o futuro, cumprindo sua missão inalienável de Defesa da Pátria e dos Poderes Constitucionais. Conduz programas estratégicos que garantem a modernização dos meios navais e a manutenção de sua prontidão e eficiência operacional, contribuindo para o desenvolvimento nacional”, afirmou.
Durante a solenidade, foram entregues as Medalhas da Ordem do Mérito Naval e do Mérito Tamandaré a 15 personalidades civis e militares que se destacaram na promoção e fortalecimento das tradições da Força Naval. Homenagens também foram prestadas aos militares que participaram da Batalha do Atlântico na Segunda Guerra Mundial, com um toque de silêncio em reconhecimento.
Entre os presentes estavam o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, além de outras autoridades.
Dia da Marinha – O Ministério da Defesa também realizou, na terça-feira (10), uma cerimônia interna em comemoração à data, onde 23 militares da Marinha foram condecorados: 17 receberam a Medalha Militar, quatro a Medalha Mérito Riachuelo, um a Medalha Mérito Marinheiro e um a Medalha Mérito Anfíbio. Durante o evento, 17 militares foram promovidos: nove a Suboficial, quatro a Primeiro-Sargento e quatro a Segundo-Sargento.
Para mais notícias, acesse o TecMania.