Lançamento de Notebooks com GeForce RTX 50 Adiado para Março de 2025
Os fãs da tecnologia gamer terão que aguardar um pouco mais para colocar as mãos nos novos notebooks equipados com as GPUs NVIDIA GeForce RTX 50. Inicialmente previsto para janeiro de 2025, o lançamento foi adiado para março devido à falta de estoque dos componentes necessários. A empresa está priorizando chips voltados para inteligência artificial, o que tem impactado a produção de outros produtos, conforme aponta o site DigiTimes.
As notícias não são animadoras para os gamers, já que a venda das placas RTX 5090 e RTX 5080 tem sido severamente limitada, levando a preocupações de que os notebooks também enfrentem a escassez. A NVIDIA planeja lançar, inicialmente, modelos com as linhas "90" e "80", com os de linhas "70" e "60" chegando somente em abril.
As pré-vendas para esses novos notebooks começarão em 25 de fevereiro de 2025. No entanto, os consumidores devem estar preparados para uma longa espera, já que, seguindo a tendência dos modelos de desktop, a reposição de estoque pode demorar meses. As versões das placas RTX têm apresentado filas de espera de até quatro meses.
Diversidade de Modelos e Expectativas Tecnológicas
Fabricantes como Acer, ASUS, Dell, Gigabyte, HP, Lenovo, MECHREVO, MSI e Razer já se mostraram proativas em apresentar suas novas máquinas com a GPU GeForce RTX 50 durante a CES 2025. Entre os modelos mais aguardados estão o Razer Blade 16, HP Omen 16 e ASUS ROG Strix SCAR. Todos eles virão com processadores de última geração da Intel e AMD, prometendo uma experiência ainda mais poderosa.
De acordo com a NVIDIA, a nova linha de notebooks com GeForce RTX 50 não só oferecerá uma performance extraordinária, mas também uma melhoria significativa na eficiência energética. A tecnologia Blackwell Max-Q, que promete aumentar a duração da bateria em até 40%, é um dos destaques desta geração. A NVIDIA afirmou que os novos modelos oferecem o dobro de performance em comparação aos da geração anterior.
Problemas Persistentes de Estoque
A dificuldade no fornecimento de GPUs tem causado com que poucos consumidores consigam adquirir as novas placas de vídeo, resultando em longas listas de espera. Apesar disso, a NVIDIA mantém seu horizonte de lançamentos, com o modelo RTX 5070 Ti agendado para o dia 20 de fevereiro, seguido pelas versões RTX 5070 e RTX 5060 em março e abril, respectivamente.
Enquanto os novos notebooks com as GeForce RTX 5090 e RTX 5080 começarão a chegar em março, a limitação de estoque continua sendo uma preocupação. A ativação de filas de espera para compras indica que a escassez pode afetar o mercado por um período prolongado.
Com o setor de tecnologia cada vez mais focado na inteligência artificial, é recomendado que os consumidores estejam atentos às atualizações sobre disponibilidade e lançamentos futuros.
Fonte: DigiTimes