terça-feira, janeiro 14, 2025
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Dragagem nos Rios Amazonas e Solimões Avança para Assegurar Navegação Segura

Obras de Dragagem nos Rios Amazonas e Solimões Avançam para Garantir Passagem Segura

As obras de dragagem nos trechos Manaus-Itacoatiara e Coari-Codajás estão em pleno andamento, com o intuito de garantir a navegabilidade dos rios Amazonas e Solimões, situados no coração da Amazônia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que os investimentos para essa importante intervenção atingem a cifra de R$ 400 milhões, com um cronograma de execução que se estenderá por cinco anos. O foco das obras é fortalecer a infraestrutura fluvial e assegurar o transporte seguro e contínuo de mercadorias indispensáveis à economia local e regional.

A iniciativa foi viabilizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que assinou contratos em setembro, totalizando aproximadamente R$ 280 milhões. O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância do planejamento nesta nova fase. "Nos últimos anos, as dragagens eram realizadas de forma emergencial e sem planejamento. Agora, teremos previsibilidade para apoiar o setor produtivo no escoamento da produção e garantir que a população também possa viajar pelos rios da região sem prejuízos à mobilidade", afirmou.

No trecho que liga Manaus a Itacoatiara, a dragagem é realizada pelo navio-draga Hopper Lindway, que partiu dos Estados Unidos, atuando em uma extensão de 200 km. Após a finalização dos trâmites legais, como a admissão temporária junto à Receita Federal e a inspeção da Marinha do Brasil, o navio já iniciou a retirada de sedimentos em locais críticos entre a foz do Rio Madeira e a Costa do Tabocal. Esta ação visa otimizar a navegação e garantir o fluxo contínuo de insumos para a Zona Franca de Manaus, além de facilitar o transporte em outras regiões do interior do estado.

No trecho Coari-Codajás, a técnica de sucção recalque é empregada, utilizando bombas para eliminar sedimentos do fundo do rio e garantir a navegação em pontos estratégicos. A relevância dessas intervenções se torna ainda mais clara em face da severa seca que afetou a região entre 2023 e 2024, considerada uma das piores da história recente.

Essas dragagens integram o Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária (Padma) e o Plano de Sinalização Náutica do estado do Amazonas, que visam manter a navegabilidade em rotas essenciais, como Manaus-Itacoatiara, Tabatinga-Benjamin Constant, Benjamin Constant-São Paulo de Olivença e Coari-Codajás.

Perguntas e Respostas

  1. Quais são os principais objetivos das obras de dragagem?

    • As principais metas são garantir a navegabilidade dos rios Amazonas e Solimões, fortalecer a infraestrutura fluvial e assegurar o transporte seguro de mercadorias essenciais para a economia local.
  2. Qual é o investimento total previsto para essas intervenções?

    • O investimento total é de R$ 400 milhões, com aproximadamente R$ 280 milhões já contratados pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
  3. Qual a importância da dragagem na atual situação climática da região?

    • A dragagem é crucial devido à seca severa que afetou a região entre 2023 e 2024, pois ajuda a melhorar a navegação e a mobilidade das populções locais.
  4. Como está sendo realizada a dragagem no trecho Manaus-Itacoatiara?

    • A dragagem nesse trecho é feita pelo navio-draga Hopper Lindway, que está atuando em uma extensão de 200 km para remover sedimentos em pontos críticos.
  5. Quais rotas fluviais são contempladas pelo Plano Anual de Dragagem?
    • O plano abrange rotas vitais como Manaus-Itacoatiara, Tabatinga-Benjamin Constant, Benjamin Constant-São Paulo de Olivença e Coari-Codajás.

Fonte
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