sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaEm Brasília, Ministro da Defesa avalia resultados das ações logísticas da Operação...

Em Brasília, Ministro da Defesa avalia resultados das ações logísticas da Operação Atlas

Brasília (DF), 10/7/2025 – O planejamento, deslocamento e atividades em campo são os pilares da Operação Atlas, um treinamento conjunto das Forças Armadas na região Amazônica. Na manhã desta sexta-feira (10), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, realizou uma visita técnica à Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, onde se desenvolve a primeira fase do exercício. Presentes estavam os comandantes das Forças Armadas e diversas autoridades civis e militares.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire, deu início à apresentação. Em seguida, o Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araujo, e o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, General Marcelo Arantes Guedon, detalharam as estratégias para as próximas etapas da Operação, que incluem o Deslocamento Estratégico e a Execução em Terreno.

Durante a apresentação, foram explicados os procedimentos logísticos para transporte de tropas e equipamentos de várias regiões do país rumo à Amazônia. As autoridades enfatizaram a complexidade da operação e a importância da cooperação entre as Forças Armadas para a eficácia das atividades planejadas.

O Plano Operacional prevê a participação de aproximadamente 8.600 militares e 1.200 meios operativos no "Teatro de Operações", abrangendo cerca de 2.000 km². A Marinha contará com 4.619 militares, 46 embarcações, 247 meios de Fuzileiros Navais, incluindo viaturas blindadas, e 12 helicópteros. O Exército disponibilizará 3.607 militares, 434 viaturas, 40 blindados e 7 helicópteros. Já a Força Aérea reunirá 410 militares, 21 aeronaves e 3 satélites.

O Ministro José Mucio destacou que as Forças Armadas estão permanentemente comprometidas em aprimorar a prontidão das tropas, assegurando a defesa e a soberania do Brasil. "A Operação Atlas integra o ciclo de exercícios do Ministério da Defesa, focando na melhoria do deslocamento estratégico e na integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica na Amazônia, que representa nosso maior desafio territorial. Esta operação, em particular, terá uma função dupla: além do treinamento, os militares apoiarão as atividades da COP30 no Pará", afirmou.

Na fase de Planejamento Operacional, que ocorreu de 30 de junho a 11 de julho, foram mapeados os deslocamentos de meios e pessoal das Forças, que partirão de diversos pontos do Brasil, utilizando transporte marítimo, fluvial, terrestre e aéreo até a Amazônia, nos estados do Pará, Amapá, Roraima e Amazonas.

As fases seguintes – Deslocamento Estratégico e Execução em Terreno – estão programadas para ocorrer de 27 de setembro a 11 de outubro. Durante esse período, serão realizadas ações táticas para demonstrar a interoperabilidade entre as Forças e a capacidade de mover um grande contingente de tropas e equipamentos por todo o território brasileiro, gerenciados a partir de um Sistema de Coordenação de Comando e Controle.

Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments