Estão abertas as inscrições para o curso "Produção Musical: Mercados e Espetáculos", oferecido pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult). A iniciativa resulta de uma parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Cultura (MinC).
O curso, que será totalmente gratuito e realizado online, inclui recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição. As inscrições vão até o dia 19 de novembro e podem ser feitas pelo site da Escult.
Destinado a músicos, produtores culturais, pesquisadores da cena musical e interessados em arte e cultura, a formação abrange 160 horas de aulas, abordando temas como mercado independente, distribuição da música, etapas e procedimentos da produção musical, e práticas audiovisuais no setor.
De acordo com Carolina Diniz, coordenadora dos Cursos de Formação Inicial e Continuada da UFRB, "o curso contribuirá para a formação de profissionais capacitados tecnicamente e teoricamente para o mercado da música, proporcionando compreensão das diferentes etapas da produção artística e gestora nos mercados musicais e ampliando conhecimentos sobre alternativas de difusão, como audiovisual e espetáculos ao vivo".
A Escult é uma plataforma online voltada à capacitação de profissionais da cultura, resultado da colaboração entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e o MinC, em parceria com a UFRB. O nome da escola é uma homenagem ao multiartista pernambucano Solano Trindade, um importante incentivador das culturas populares brasileiras.
Este curso integra o Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, uma política do Ministério da Cultura que visa ampliar as oportunidades de capacitação e fortalecer o setor cultural em todo o Brasil.
SERVIÇO
Produção Musical: Mercados e Espetáculos
Duração: 160 horas (síncronas e assíncronas)
Inscrições: de 3 de setembro a 19 de novembro de 2025, em https://escult.cultura.gov.br/
Período do curso: 3 de setembro a 19 de dezembro de 2025.
Para mais notícias, acesse o TecMania.