sexta-feira, setembro 5, 2025
No menu items!
HomeSegurançaEstão abertas as inscrições para a formação de profissionais do projeto Gente...

Estão abertas as inscrições para a formação de profissionais do projeto Gente no Centro da Política sobre Drogas

Brasília, 27/08/2025 – Estão abertas as inscrições para o I Ciclo Formativo Gente no Centro – Abordagens Intersetoriais e Integradas para uma Política de Drogas no Brasil, que permanecerão disponíveis até 21 de setembro. O curso, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destina-se a profissionais que buscam desenvolver uma política de drogas mais humana e inclusiva.

A formação, com duração total de 40 horas, será totalmente online, incluindo 25 horas de aulas ao vivo via Microsoft Teams e 15 horas de atividades gravadas no Google Classroom. As aulas matutinas ocorrerão de 6 a 10 de outubro, das 9h às 14h30, enquanto as vespertinas serão de 29 de setembro a 3 de outubro, das 13h às 18h30.

Estão disponíveis 2 mil vagas, destinadas a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (Suas), Sistema de Justiça, Sistema Penitenciário, além de gestores públicos, integrantes de movimentos sociais e conselhos de políticas sobre drogas.

A programação abrange sete módulos, que incluem temas como direitos humanos, participação social, legislação e políticas penais; redes de atenção e acolhimento; gênero, raça e classe; justiça socioambiental; e práticas inovadoras de cuidado e reinserção social. A metodologia integra aulas expositivas, estudos de caso, fóruns de debate e recursos multimídia. Em algumas capitais, instituições parceiras oferecerão espaços para a transmissão das aulas.

De acordo com a secretária da Senad, Marta Machado, a alta demanda já sugere o lançamento de novas edições do curso. “Estamos cientes da necessidade de formação na área de políticas sobre drogas. Preparar um curso de curta duração, com qualidade e profissionais renomados é uma prioridade. Neste momento, abrimos 2 mil vagas, mas já planejamos oferecer mais 2 mil em breve,” afirmou.

Projeto Gente no Centro da Política sobre Drogas

O Projeto Gente no Centro da Política sobre Drogas, uma colaboração entre a Senad e a Fiocruz, busca promover ações de prevenção ao uso de drogas e articular serviços intra e intersetoriais, além de formar profissionais para fortalecer a política pública sobre drogas no Brasil.

A iniciativa visa aprimorar processos decisórios na Justiça Criminal, otimizar os fluxos de referência e contrarreferência nos serviços penais, e qualificar os atendimentos nas redes de saúde e proteção social. Para dar suporte a essas ações, o projeto conta com 27 assessores técnicos distribuídos em todo o país.

Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments